Quanto custa? Onde comprar?
No livro “Dragões do Éden”, Carl Sagan comenta que encontrou dificuldades em ler algo durante um sonho. O curioso é que nesta mesma semana tive um sonho semelhante, neste eu tentava escrever o nome deste site e não conseguia de forma correta, sempre algumas letras pareciam estar na sequência adequada, mas o resultado final ficava completamente errado. Não consigo definir se tive dificuldades de escrita e leitura no mesmo sonho, pois não se trata de algo real, mas apenas imaginado. Parece ser um caso no qual a imaginação se auto-destrói. 🙂
Apesar de um pouco antigo (1987) o livro do Carl Sagan traz informações bem interessantes, o único problema do livro é a excessiva comparação das idéias científicas com mitos.
Uma obra pra ler após, é o ‘Como a mente funciona’ do Steve Pinker.
Ler e escrever nos sonhos
Livros, Neurociências
set 10, 2005
pode comentar aqui? nem sabia.
tb não consigo ler nos meus sonhos…pq isso?
Em verdade, nunca sonhei lendo ou escrevendo. Ao menos não lembro. Mas lembro de muitos outros tipos, entre eles, os sonhos chamados premonitórios que comentarei a seguir.
Alguém já não teve alguns, em algum momento de sua vida? Nada têm a ver com coisas sobrenaturais. Contudo, acontecem. E nada se pode fazer a respeito, a não ser eventualmente impedí-los com drogas, barbitúricos. Para mim, é um dos aspectos dessa faceta da vida que mais me intrigam. Premonitórios? Sonhos com coisas que, de alguma maneira, acontecem em algum momento dos dias seguintes? Se não fielmente, mas de maneira semelhante, que lembra fortemente. Jung tenta uma explicação usando uma teoria que chamou de Sincronicidade. Que parece descrever essas coisas. Mas só isso. Em minha opinião essas descrições estão de alguma maneira linkadas a um esquema mais geral que Jung também inventou, ao que chamou de incoscinente coletivo.
Seria altamente útil que pessoas descrevessem suas próprias experiências a respeito, experiências essas altamente involutárias, absolutamente independentes da vontade, o que é tão estranho quanto. Pessoalmente, já tive diversos sonhos premonitórios, um deles poderia ser tema de um pequeno romance(com uma boa dose de imaginação adicional, claro). Outra coisa tão estranha quanto algo estranho pode ser: os sonhos premonitórios, em sua enorme maioria, referem-se a coisas ruins, como morte, acidentes, e outros, de cunho desagradável. Mas nem sempre. Experiência própria. Mas sobre alguns deles, falarei noutra ocasião.