É possível ´respirar´ um líquido? Sim, peixes fazem isso! 🙂
Mas existem líquidos, como os perfluorocarbonos, que contêm uma alta quantidade de oxigênio disponível, que podem ser respirados até por ratos.
https://web.archive.org/web/20080227052822/http://classes.kumc.edu/cahe/respcared/liquidventilation/wikeper.html
Veja um raro vídeo de uma cobaia respirando em um desses líquidos.
http://en.wikipedia.org/wiki/Liquid_breathing
Em algumas situações bem específicas pode ser usado em tratamentos de pulmões severamente danificados, como por exemplo, em bebês prematuros.
No filme O Abismo aparece uma cena em que um mergulhador está respirando um líquido, mas isto ainda continua ficção.
Eu vi uma reportagem no Fantástico pouco depois da estréia do filme “O Segredo do Abismo” – verção traduzida – que comentava algumas propriedades do liquido.
Entre elas a melhor absorção de oxigênio que a obtida pelo ar, a ponto de crianças prematuras com sérias patologias respiratorias que viveriam apenas algumas horas, viessem a sobreviver por meses graças ao liquido.
Fica uma questão se alguem puder me responder: Oferecendo essa e outras facilidades terapeuticas, como a associação de medicamentos como antibióticos que chegariam mais diretamente ao pulmão e outros com ação mucolítica que se favoreceriam da diluição do muco num meio liquido renovado a cada inspirar-expirar, o que “lavaria” permanentemente o pulmão desses terríveis meios de cultura de forma mais eficiente e menos traumático que a expectoração aérea. Por que ainda não se difundiu o uso dessa maravilha, por que um homem respirando este liquido ainda é ficção? Sendo uma descoberta tão antiga – 17 anos só o filme! -, por que ainda tem gente morrendo de dificuldades respiratórias, edemas pulmonares e pneumunias?
por favor. respondam a: yuri38@gmail.com
Acredito que um dos principais problemas – que ainda não foi resolvido – é que os alvéolos pulmonares, quando cheios de líquido, “colam” quando o líquido é retirado. Parecido com o que acontece com uma bexiga cheia de água, que ao ser esvasiada, gruda.
Se eu estiver enganado, avisem-me.
Sou bióloga e estou interessada em estudar um pouco mais sobre este assunto. Acho q no Brasil faltam investimentos às pesquisas, ou seja, empresas dispostas a pagar por pesquisas. Vivemos em um mundo muito capitalista onde dificilmente os patrocinadores estão dispostos a “arriscar” em pesquisas mirabulantes. A idieia é muito boa e simples, porém o difícil e encontrar quem abrace esta causa . Vou tentar…. depois conto o resultado….