É um equívoco dizer que existem carros movidos à água. Não existe nenhum carro que utilize água diretamente como combustível. Na verdade a confusão de conceitos surge em carros movidos à hidrogênio, pois nestes casos o resultante da reação com o oxigênio é a água.
A tecnologia mais comumente utilizada em carros movidos á hidrogênio é da célula a combustível. Na qual o hidrogênio reage com o oxigênio produzindo eletricidade.Também é possível utilizar o hidrogênio diretamente em uma queima, funcionando de forma semelhante aos automóveis movidos à gasolina.
É possível eletrolisar (´quebrar´) a água para novamente se produzir hidrogênio, mas este processo nunca será 100% eficiente e portanto teremos que ter uma outra fonte de energia para abastecer o ciclo.
É uma questão de avaliar a termodinâmica do processo. Percebendo que os processos não são 100% eficientes por restrições físico-químicas.
Não caia no conto do carro movido à água.
Leia também neste blog
Maçarico de ‘água’
História do movimento perpétuo
Vídeo sobre o funcionamento do ´BMW Hydrogen 7´, que usa o hidrogênio em um processo de combustão (e não em uma célula eletroquímica0.