Wilson nasceu em 10 de junho de 1929 em Birmingham, Alabama, é um entomólogo e biólogo conhecido por seus trabalhos em evolução e sociobiologia. Recebeu seu Ph.D. pela Universidade Harvard em 1955. Wilson é especialista em formigas, principalmente em feromônios de comunicação, nestes estudos descobriu que seguem um sistema de castas. Também é conhecido por iniciar debates polêmicos sobre a validade da sociobiologia, após a publicação do seu livro Sociobiology:The New Synthesis em 1975, no qual propõem que a biologia(genes) determina o comportamento social básico dos humanos e outros animais.
Wilson argumenta que a preservação do gene é o foco da evolução.
Em um acidente na infância perdeu a visão do seu olho direito, e durante a adolescência perdeu parte da audição. Nenhum desses contratempos o impediu de seguir uma brilhante carreira científica.
Recebeu diversos prêmios pelos seus trabalhos, entre os quais a National Medal of Science, o Crafoord Prize, Benjamin Franklin Award e duas vezes o Prêmio Pulitzer (categoria não-ficção), este último em função dos seus livros On Human Nature (1979) e The Ants (1991).
http://unr.edu/homepage/fenimore/wilson/