É possível se determinar a velocidade da luz usando marshmallows e um microondas.
Para isto retire o prato rotatório do microondas e coloque alguns marshmallows dentro do aparelho. Deixe cozinhando em intensidade baixa até formarem pontos onde visivelmente houve um cozimento preferencial. Com o auxílio de uma régua meça a distância entre esses pontos.
Agora para calcular a velocidade da luz multiplique essa distância (algo como 6 cm) por 2 e pela frequência do microondas, que é em torno de 2450MHz. Pronto, você vai obter algo próximo a 300.000 km/s. Lembre de ter cuidado para converter adequadamente as unidades.
http://www.physics.umd.edu/ripe/icpe/newsletters/n34/marshmal.htm
Velocidade da luz com marshmallows
Física
nov 1, 2005
Que interessante esta experiencia. Estou buscando referencias sobre seus fundamentos; aparentemente se baseia nos nós das ondas estacionárias de microondas. Gostaria de testar isso em casa, mas marshmallow não é comida típica por aqui 🙂 Talvez fazer caramelo, deixar esfriar num prato raso e depois colocar no microondas.
Bom, talvez você se interesse pelo blog de Física do qual faço parte (http://blogdoift.blogspot.com). Aparece por lá! Falou!
Mas o que nos garante que a onda dentro de um forno de microondas é estacionária?
Essa experiência também funciona com chocolate no lugar de marshmallows… é só colocar um pedaço de uma barra de chocolate e pronto!
Em relação ao comentário do Alvaro, se as ondas não fossem estacionárias então você não veria pontos, mas sim linhas, e não seria possível determinar a distância entre os pontos.
O que aconteceria se em vez de marshmallow fosse colocado bolas de nafitalina no microondas? Aqui no setão de Pernambuco, quando um pintinho recebe umA PANCADA E ESTAR PRESTE A MORRER, COLOCA-SE O MESMO EMBAIXO DE UMA BACIA DE ALUMÍNIO E BATE-SE NA MESMA COM UM PAU POR ALGUNS MINUTOS, AO RETIRAR-SE A BACIA O PINTO ESTÁ TOTALMENTE RECUPERADO. Que fenônomeno ocorreu?. Será que as pancadas sobre a bacia criou ondas com determindas frequências capases de massagearem o coração e outros órgãos vitais do pequeno animal, fazendo com que o mesmo se restabelecesse. Muito brigado. Freitas, J.Newton
concordo com o andre
ja tenho 26 e ate hj nunca vi marshmallow pra vender quem sabe se um dia eu for pra os estados unidos eu compra alguns la
como nao tinha marshmallow tentei fazer com chocolate mais nao deu nada certo fiz tudo o que tava escrito mais virou uma lambança