Um novo acelerador de partículas está em contrução próximo a Geneva, na Suiça. Quando ficar pronto, em novembro de 2007, terá 27 km de extensão, localizado em um tunel em uma profundidade que varia de 50 a 150 m.
A física do LCH é fundamentalmente baseada em colisões próton-próton.
Os alarmistas alegam que este projeto poderia desencadear processos de destruição de todo o planeta! Mas esta paranóia não passa de exagero.
O custo total do projeto está estimado em 8 BILHÕES de dólares, envolvendo mais de 2200 cientistas.
A SeedMagazine disponibiliza um vídeo com algumas informações sobre a construção do LHC.
http://www.seedmagazine.com/media/video/lordslow.mov
.
Você pode ajudar nos cálculos necessários para a construção, basta utilizar o LHC@Home. Não é necessário entender de física, basta instalar o programa e deixar o sistema realizar os cálculos. Clique aqui para saber mais.
Site oficial do projeto
http://lhc.web.cern.ch/lhc/
valeu… eu naum tinha visto ainda esse video, soh havia visto fotos ate entaum.
Fiquei fascinado pelo LHC depois de ter lido o mangá Evangelion.
flws
Gostaria de saber se a partir do momento em q essa experiência dê certo, ou seja, consiga-se saber como se deu a origem do universo do ponto de vista científico, o q isso aproveitará à humanidade, diante de tantas calamidades q temos causado ao meio ambiente, incluindo prioritariamente a fome e a miséria? Lógico, imaginando q não traga catástrofe irreversível ao ser humano, quando ninguém viverá para contar a história.
O curioso é que os críticos parecem pensar que só coisas como o LHC gastam dinheiro. Contudo, mesmo a pesquisa teórica mais básica, em física de partíciulas ou qualquer outra área, demanda recursos. Vamos parar também com toda essa pesquisa, e também com toda a pesquisa experimental, e nos dedicar somente aos problemas sociais urgentes? Também é curioso que as pessoas que criticam o LHC e outras coisas, e o fazem do conforto de um computador, não parecem ter a menor idéia do quanto a tecnologia presente em um computador depende da pesquisa básica em ciência e tecnologia. E se abandonarmos a pesquisa e a descoberta do próximo efeito magnetoresistivo gigante estiver na esquina?