Debate na Ciencialist:
Gostaria e saber a opinião de todos sobre a seguinte
afirmação:
” a entropia de um corpo após a morte, que passa por
um processo de decomposição, possui uma maior entropia
que um outro corpo, em vida.”
http://br.groups.yahoo.com/group/ciencialist/message/57835
O acervo da Ciencialist agora está disponível em https://www.gluon.com.br/acervo-ciencialist/
seria o corpo vivo se olharmos pro lado da termodinamica, pois um corpo ganha e perde calor com suas variações. agora se oharmos para lado da desordem de um sistema fechado falaria que seria um corpo morto, pois a medida de eficiencia desse corpo deixa de existir causando desordem
Sim eh verdade. O corpo morto e decomposto possui uma entropia maior do que um corpo em vida. Para uma reação ser espontânea, do ponto de vista termodinâmico, a variação da entropia deve ser positiva. Ou seja, o produto deve ter entropia maior (mais desorganizado) do que os reagentes. Se considerarmos que a morte (reação espontânea) então o corpo em vida (mais organizado) tem menor entropia do que o corpo decomposto (menos organizado) de maior entropia. Porém, a entropia é apenas um parâmetro para determinar a espontaneidade de uma reação. O que manda mesmo é a variação da energia livre de Gibbs que leva em conta também a entalpia do sistema. Pela fórmula: dG = dH – TdS.
Um corpo em vida é só isso, um corpo vivo fazendo o que um corpo vivo faz. O corpo morto pode ser tudo, além de ser um corpo, ele é alimento para bactérias e insetos (se enterrado), vira adubo que da vida a uma árvore, que por sua vez da frutos que nos alimentam. Pode ser objeto de estudo, órgãos doados para um corpo vivo… Acho que poderia ficar aqui o dia todo citando exemplos.