Glúon/ blog

Quorn (Carne de bolor)

Essa é boa. Não é exatamente uma molécula. Se você já ouviu falar sobre isso, irá concordar e sorrir, se não, ficará surpreso. Nos anos 60 aconteceram tentativas de se encontrar substitutos para a carne. Aparentemente, suspeitava-se que existiria uma grande escassez de proteína por volta dos anos 80. Um dos produtos bizarros obtidos desta procura foi o Quorn. Impressionante o quão semelhante a imagem da página se assemelha a frango, né? É quase hipnótico navegar pelo website da Quorn, procurando pelo cripto-frango e bifes. No entanto não se trata de frango, mas de micoproteína.
Essencialmente fungo processado, Quorn é feito de bolor (obrigado, Steve), Fusarium venenatum. Em se tratando de proteína, é realmente barato. Aparentemente é bem popular na Inglaterra (a popularidade foi potencializada pela preocupação com a contaminação da carne, como o artigo ressalta).
Isto é tudo que sei sobre a Quorn. Nunca trabalhei com micobactérias, e, estou constrangido em dizer que minha curiosidade científica em experimentar não é maior que a náusea (e parece que não estou sozinho).
Deixe nos comentários alguma experiência que teve com este tipo de alimento.
http://scienceblogs.com/moleculeoftheday/2006/08/quorn_mold_meat.php
Original (English) content from Molecule of the Day (http://scienceblogs.com/moleculeoftheday). Content translated with permission, but portuguese text not reviewed by the original author. Please do not distribute beyond this site without permission from both author and translator.

Sair da versão mobile