Negro de eriocromo T é um daqueles compostos químicos que é facil de lembrar por causa de seu nome. É um nome tipo CSI que enrola a língua. Tem a propriedade incomum de servir como indicador complexométrico.
É normalmente azul, mas ao se ligar com cálcio ou magnésio (cátions divalentes amplamente responsáveis pela dureza da água), torna-se vermelho. É comum ‘brincar’ com ele durante as aulas de química analítica na universidade.
A denominação usual é que trata-se de um indicador de dureza da água (vídeo presente na página indicada).
É óbvio que uma vez este indicador era utilizado, mas é difícil imaginar o fulano-técnico de laboratório utilizando essa técnica para avaliar a qualidade da água de um município. Alguém sabe se isto ainda é usado?
http://scienceblogs.com/moleculeoftheday/2006/08/eriochrome_black_t_oldetimey_t.php
Original (English) content from Molecule of the Day (http://scienceblogs.com/moleculeoftheday). Content translated with permission, but portuguese text not reviewed by the original author. Please do not distribute beyond this site without permission from both author and translator.
Negro de eriocromo T (Velhas titulações)
MdD
nov 25, 2006
COM CERTEZA, PRINCIPALMENTE NA ÁREA DE QUALIDADE PARA GERAÇÃO DE VAPOR. NA ENTRADA DE UMA CALDEIRA A DUREZA DA ÁGUA DEVE SER ZERO E PARA ISTO BASTA OBSERVAR A VIRAGEM DO NEGRO DE ERIOCROMO
Isso se a caldeira nao for de uma indústria rica que tiver um Espectrofotômetro de Absorção Atômica, ou um ICP, que sao técnicas mais avançadas para determinar presença de metais em amostras.
Utilizo para determinação de concentração de Zinco em banhos eletrolíticos de Galvanoplastia.
Largamente usado para determinação da dureza total de águas para uso em processos industriais na indústria têxtil, amigo!!
É usado para identificar a dureza total em aquários de água doce!
Alguém sabe aonde comprar esse indicador na região de SP ?
Usei ele no meu lab de analítica e parece q sua aplicação resume-se a determinar a dureza total da água, q é importante na indústria química, todos nós sabemos bem pq…