Hoje, aponto para a página de Adam EngelHart com bem documentadas informações sobre a produção de vários sabões. A lista:
>Óleo de lavanda – óleo a base de amendoeira, eu acho. “Óleos” de algo que cheira bem ou vem em pequenos e caros frascos ( neste caso são destilados a vapor de todos os voláteis que contém, o “óleo essencial”), ou em frascos maiores, um pouco menos caros (dissovido em um óleo mais barato, como de semente de uva). Óleos essenciais tendem a ter hidrocarbinetos voláteis como os terpenos, não verdadeiros triglicérides. Então provavelmente acabamos com sabão de óleos carreadores (e felizmente a soda não estraga os elementos da fragância de lavanda com tanta facilidade).
> Óleo de linho
> Óleo de coco
> Óleo de amendoim
> azeite
> Óleo vegetal parcialmente hidrogenado
> Óleo de canola
> Óleo de semente de uva
> banha
> manteiga
Comece com a base, então veja as indicações onde ele saponifica coco e óleo de oliva, óleo de nogueira, banha e óleo de canola, e finalmente os vídeos.
http://scienceblogs.com/moleculeoftheday/2006/09/sodium_laurate_and_oleate_and.php
Original (English) content from Molecule of the Day (http://scienceblogs.com/moleculeoftheday). Content translated with permission, but portuguese text not reviewed by the original author. Please do not distribute beyond this site without permission from both author and translator.