Assista o vídeo abaixo e perceba o quão rápida é a combustão de uma árvore de Natal. Em menos de 60 segundos a situação já está fora de controle.
Essa fumaça é igualmente perigosa e inflamável. Quando existe calor e pouco oxigênio, a queima do material não é completa e a fumaça fica impregnada de materiais que podem novamente entrar em combustão.
Para verificar isso pegue uma vela e deixe queimar por um tempo, depois apague a vela de um modo que gere uma boa quantidade de fumaça saindo do pavio, aí em seguida aproxime um fósforo acesso dessa fumaça; você vai perceber que a fumaça vai fazer com que o pavio acenda rapidamente. Se não der certo da primeira vez, repita. 😉
É bom aletar que em um incêndio normalmente as pessoas não morrem por causa do fogo, mas por serem sufocadas pela fumaça.
Adicionado: Outro fato que eu esqueci de mencionar quando escrevi este post, é que de pinheiros pode ser extraida a terebentina, que é um composto muito inflamavel. A extração eh feita de modo semelhate ao da borracha de seringueira.