Glúon/ blog

Acetato de etila ( no esmalte )

Este é um composto familiar para quem trabalha com química.
Certos compostos, chamados de ésters, podem ser preparados a partir de um ácido e um álcool (normalmente um ácido carboxílico). Eles são muito empregados na indústria do sabor e odor, embora não sejam estáveis em água por um longo tempo, hidrolizando com a liberação de um álcool e um ácido, que podem ter odor desagradável).
Um clássico de um laboratório de química orgânica é a preparação de um éster com aroma agradável partindo de ácidos carboxílicos fedidos e álcoois (tal como, por exemplo, butirato de amila, preparado de pentanol e ácido butírico, este último com odor de vômito).
Ocasionalmente pode ser usado como aromatizante para imitar frutas, mas é mais comum como solvente, por exemplo, em removedores de esmalte que não contém acetona (ou em reduzida quantidade).

O acetato de etila é um dos poucos ésteres que você pode encontrar em grandes quantidades – provavelmente porque os precursores etanol e ácido acético são fáceis de obter e baratos.

http://scienceblogs.com/moleculeoftheday/2006/09/ethyl_acetate_pineapple_solven.php

Original (English) content from Molecule of the Day (http://scienceblogs.com/moleculeoftheday). Content translated with permission, but portuguese text not reviewed by the original author. Please do not distribute beyond this site without permission from both author and translator.

Sair da versão mobile