Aqui vai um composto que antes era em genética humana: feniltiocarbamida, ou FTC (PTC, em inglês).
FTC é uma molécula que possui propriedades enganadoras, tem um gosto azedo para alguns e para outros não tem nenhum gosto.
Este site dá uma boa idéia:
A feniltiocarbamida para algumas pessoas tem um sabor azedo intenso enquanto para outras é insípida. A habilidade para saborear esta e outras substâncias da mesma classe é adquirida. Existem dois genet, T para sentir o sabor e t para não sentir. T é dominante em expressão sobre t. Este sistema foi um dos primeiros sistemas geneticamente simples descobertos nos humanos; portanto foi amplamente usado em estudos de população, nos quais eram considerados as diferenças entre os grupos e a frequencia com que sentiam o sabor.
[…]
A habilidade para saborear o PTC é presente em aproximadamente 70% dos humanos, variando de 58% para aborígenes e de 98% para populações de nativos americanos.
O autor do tópico original experimentou e sentiu o sabor. Eu nunca experimentei.
http://scienceblogs.com/moleculeoftheday/2006/09/phenylthiocarbamate_its_an_acq.php
Original (English) content from Molecule of the Day (http://scienceblogs.com/moleculeoftheday). Content translated with permission, but portuguese text not reviewed by the original author. Please do not distribute beyond this site without permission from both author and translator.