Etidium é um corante que é usado em biologia molecular para permitir a visualização do DNA. O DNA normal é incolor; absorve na faixa do ultravioleta mas não no visível, então é necessário alguns truques para tornar o DNA radioativo ou então utilizar um corante que se liga seletivamente ao DNA. O etidium faz isso deslizando entre os pares de base do DNA.
Um modo corriqueiro de visualizar o DNA é chamado de eletroforese em gel. Sem dúvida você já deve ter visto isso em algum seriado do tipo CSI. A idéia fundamental é: por o DNA dentro de um gel à base d’água; o DNA é carregado negativamente, então para mover a molécula basta colocar em um campo elétrico (DC).
O gel é basicamente gelatina; neste gel o movimento das moléculas fica diferenciado, moléculas pequenas tem pouco impedimento de movimento, e portanto assim teremos um método de separação de DNA por tamanho. Agora, como visualizar esse DNA? Utilize etidium.
Imergindo o gel em uma solução diluída de etidium (etidium é de cor vermelho brilhante, a solução terá uma cor vermelho-alaranjada) permitindo assim o etidium se ligar ao DNA. O etidium tambem pode emitir fluorescência, o que não ocorre tão bem quando o etidium está em água, mas quando ligado ao DNA (quase 15 vezes mais). Se você por um gel impregnado de etidium em luz ulravioleta, terá um DNA brilhando em cor violeta.
Atualmente muitas pessoas não utilizam o etidium para marcar o DNA porque existe um sensível problema de segurança (a idéia de que algo ligue-se ao DNA é meio caminho para se ter algo mutagênico ou carcinogênico). No entanto, alternativas mais seguras estão ficando mais baratas.
http://scienceblogs.com/moleculeoftheday/2006/10/ethidium_glowing_dna.php
Original (English) content from Molecule of the Day (http://scienceblogs.com/moleculeoftheday). Content translated with permission, but portuguese text not reviewed by the original author. Please do not distribute beyond this site without permission from both author and translator.