O iodeto de potássio:
É uma fonte de iodo. Hormônios para a tireóide contém iodo; as fonte é o iodo proveniente da dieta.
A necessidade de iodo na dieta humana é muito pequena; na ordem de 100 microgramas por dia. Traços de iodo estão presentes na água do mar e em muitos solos, portanto as pessoas podem obtê-lo de frutos do mar, frutas ou vegetais. Na ausência de iodo, os hormônios da tireóide atingem valores baixos. Isto induz a uma cascata de liberação de hormônios; entre eles o hormônio de estimulação da tireóide. Em excesso, causa inflamação na glândula tireóide, conhecida como bócio.
Hoje em dia, vários sais são ‘iodados’ por lei. A mistura vendida como “sal de cozinha” usualmente contém o seguinte:
– Cloreto de sódio – este é o próprio sal, e é 98% do total
– silicato de cálcio e/ou dióxido de silício – o primeiro é quase areia, e o segundo é a própria. Por mais estranho que pareça, você está comendo areia com sal. Pequenas quantidades impedem que os cristais de sal empedrem em presença de umidade do ar.
– Iodeto de potássio – este está presente para suprir as necessidade de sua tireóide. Muitas pessoas pensam que isso causa um sabor estranho no sal; o que explica a popularidade de alguns sais ‘premium’ marinhos, que são comparativamente pobres em iodo.
– dextrose/glicose (mesma coisa) – uma certa fração do KI presente no sal vai ser oxidado pelo ar para se tornar iodo (I2). Isto vai realmente adicionar um sabor estranho al sal. A oxidação da glicose para ácido glucônico é fácil, impedindo a oxidação para iodo (I2).
O iodeto de potássio também tem sua importância no uso profilático após algum tipo de acidente nuclear. Pois impede que iodo radioativo ataque a tireóide.
131 I é um isótopo de iodo de curta meia-vida (8 dias). Este pode ser usado na medicina para atacar seletivamente a tireóide (em caso de câncer de tireóide ou hipertireoidismo). Sua curta meia-vida garante que a radioatividade diminui logo após alguns dias de utilização
http://scienceblogs.com/moleculeoftheday/2006/11/potassium_iodide_favorite_salt.php
Original (English) content from Molecule of the Day (http://scienceblogs.com/moleculeoftheday). Content translated with permission, but portuguese text not reviewed by the original author. Please do not distribute beyond this site without permission from both author and translator.