Glúon/ blog

Síndrome de Stendhal


A primeira vez que ouvi sobre essa síndrome foi em uma parte que vi de um filme do diretor italiano Dario Argento. O nome do filme já aborda o tema – La Sindrome di Stendhal (1996).
Naquela época fiquei com dúvidas se a síndrome existia ou era uma invenção do roteiro, agora resolvi verificar na Wikipedia e econcontrei a descrição…
A Síndrome de Stendhal é uma doença psicossomática que causa aceleração cardíaca, tonturas, confusão e até mesmo alucinações quando o indivíduo é exporto a artes, especialmente quando a parte é particularmente bela ou se existe uma grande quantidade de obras de arte em um único local.
A síndrome recebeu este nome pois o famoso autor francês Stendhal (pseudônimo de Henri-Marie Beyle) do século XVI, descreveu essa sensação durante sua visita a Florença em 1817 em seu livro Naples and Florence: A Journey from Milan to Reggio.
Embora existam diversas descrições, datando do século XVI, de pessoas ficando tontas e desmaiando enquanto admiram arte Florentina, especialmente em Uffizi; mas somente em 1979 foi descrita e nomeada pelo psiquiatra Graziella Magherini, que observou e descreveu mais de 100 casos similares em turistas e visitantes de Florença.

http://en.wikipedia.org/wiki/Stendhal_syndrome

Leia também
As dez doenças mais malucas
Síndrome de Amoque
Psicose e arte

Sair da versão mobile