Aqui já foi mencionado sobre a molécula difenidramina, que é um composto que tem a propriedade de ligar em uma variada gama de receptores. Um dos seus efeitos é a inibição de recaptação de serotonina. Como você já deve ter lido em vários locais, este é o mecanismo de ação dos antidepressívos. De uma nova olhada na molécula de difenidramina:
E agora veja a molécula de fluoxetina (Prozac):
Note a similaridade de estrutura. Veja também o grupo trifluorometil (-CF3). Você quase não vai ver compostos organofluorados na natureza (é tão reativo que está impregnado em rochas e minerais por eras), mas estes compostos são muito encontrados em medicamentos.
Este artigo na C&E News estima que um em cada cinco medicamentos contenha ao menos um átomo de flúor. O química do flúor é tão diversificada que tem o seu próprio periódico – The Journal of Fluorine Chemistry.
Para uma visão geral da história dos agentes psicofarmacológicos (incluindo a história da relação da difenidramina com os antidepressivos moderno), de uma olhada neste artigo do periódico Psychosomatic Medicine.
http://scienceblogs.com/moleculeoftheday/2006/11/fluoxetine_from_benadryl_to_pr.php
Original (English) content from Molecule of the Day (http://scienceblogs.com/moleculeoftheday). Content translated with permission, but portuguese text not reviewed by the original author. Please do not distribute beyond this site without permission from both author and translator.