Glúon/ blog

Fexofenadine/Allegra (sem sonolência)

Outro medicamento que pode dizer que tem a difenidramina como um antecessor, é a fexofenadina, vendido como Allegra:
a1

A Fexofenadina é um membro da última geração de antihistamínicos. A difenidramina fez um bom serviço nesta área (ainda faz, você encontra vendido como Benadryl), mas um dos grandes problemas é a forte sonolência associada. Novos antihistamínicos tal como a fexofenadina trabalham para exercer boa parte dos seus efeitos fora do sistema nervoso central.

Fexofenadina é na verdade um medicamento um tanto antigo. De vez em quando, talvez, você precise usar um medicamento conhecido como Seldane (um antihistamínico recente e que não causa sonolência). Esta droga é na verdade uma “prodroga” da fexofenadina. A imagem abaixo pode ajudar:

Terfenadina (acima) tem um grupo terc-butila, no canto superior direito (aquilo com um fotmato de T). É uma forma abreviada de se representar um carbono ligado a três grupos metila; -C(CH3)3. In vivo, uma metila é oxidada a ácido carboxílico (-COOH):

Por isso a terfenadina é chamada de “prodroga” para a fexofenadina. Porque mudar para a fexofenadina? Em altas doses (e em indivíduos de metabolismo específico), a terfenadina pode causar severos efeitos colaterais cardíacos. Outro bônus, é que a terfenadina tem proteção por patente. Estranhamente, os efeitos cardíacos da terfenadina já foram reconhecidos a algum tempo, mas os benefícios da segurança de um antihistamínico não sedante são tão importantes que o FDA avaliou os riscos cardíacos como aceitáveis.

Outro caso de metabólito de medicamento com patente é a desloratadina, um metabólito da loratadina (Claritin). Neste caso, nenhum dos medicamentos é perigoso como a terfenadina (de fato, loratadina é medicamento sem controle). A desloratadina é vendida como Clarinex (somente com prescrição médica).

http://scienceblogs.com/moleculeoftheday/2006/11/fexofenadineallegra_no_sleepy_1.php

Original (English) content from Molecule of the Day (http://scienceblogs.com/moleculeoftheday). Content translated with permission, but portuguese text not reviewed by the original author. Please do not distribute beyond this site without permission from both author and translator.

Sair da versão mobile