O site SpaceWeather emitiu o alerta de formação de uma mancha solar ativa. Isso significa que pode ocorrer uma tempestade magnética solar, resultando em algum tipo de interferência nas comunicações por rádio aqui na Terra.
Por exemplo, em 1989 o Canadá foi atingido por uma tempestade solar, deixando quase seis milhões de pessoas sem energia elétrica.
Boa parte dessa energia emitida pelo Sol é barrada pelo campo magnético da Terra. Mas esse ‘escudo’ pode estar com problemas. Pesquisas mostraram que o campo magnético da Terra tem variado nos últimos milhares de anos, com tendência para o enfraquecimento ou inversão.
Um interessante documentário sobre este assunto, é o “Magnetic Storm“, neste explicam que medidas de variação do campo magnético da Terra podem ser percebidas em antigos potes de barro. Ao ser manufaturado, um pote de barro contém naturalmente pequenas partículas magnéticas desalinhadas, ao ser cozido essas partículas perdem seu magnetismo e ao resfriar são novamente magnetizadas pelo campo magnético da Terra na época em que foram feitos. Isso permite fazer uma investigação da variação do campo durante os últimos milênios.
Outra evidência de que o campo magnético é realmente importante na Terra, é o fato que Marte aparentemente perdeu boa parte de sua atmosfera e água na época em que houve um enfraquecimento de seu campo magnético. Essa investigação do campo de Marte apresentou diversas dificuldades, sondas específicas foram enviadas para registrar o fraco campo ainda presente em Marte. As medidas indicaram apenas campo magnético residual em algumas rochas superficiais e ausência de campo em locais muito antigos de impacto de meteoros em Marte; isso levou a conclusão da época em que aconteceu um enfraquecimento do campo, o que coincide com a diminuição da quantidade de água e atmosfera marciana.