Ácido úrico é o produto final do catabolismo da purina (bases que são exatamente metade de seu DNA) em seres humanos. Normalmente você elimina isso pela urina e não tem problemas. Abaixo estão a guanina e adenina (as duas purinas que são encontradas na vasta maioria do tempo, in vivo) e seu metabólito, o ácido úrico:
Contudo, o ácido úrico é uma molécula um tanto insolúvel, e se estiver em grande quantidade circulando pelo corpo, os problemas aparecem. Desta forma, pode acontecer de acumular em várias partes do corpo, em muitos casos inicia no dedão do pé.
A Gota é uma doença desafiadora tal como o metabolismo da purina e provavelmente resulta de uma variada gama de causas. Até relativamente recente, era considerada uma doença da gula, e se culpava pelo consumo de muita comida requintada e bebida. Cerveja e vísceras são normalmente citadas em livros de bioquímica como sendo fontes de purinas, e uma dieta limitada nestes alimentos parece ajudar alguns sofredores, mas raramente o metabolismo é tão simples. Algumas pessoas podem apresentar problemas de síntese excessiva de purina ou de excreção.
Outra observação obrigatória é que o cartoon abaixo parece estar em todos livros-texto. Na wikipedia, um texto conta uma interessante história sobre o autor, Briton James Gillray, deste cartoon. James era famoso na época (séculos 18 e 19) por seus trabalhos como cartunista e comediante. Os últimos anos de sua vida não foram agradáveis, ele tentou suicídio e sucumbiu ao alcoolismo, gastando vários anos em tratamentos mentais (não se menciona a Gota como sendo uma das doenças que sofria).
O interessante é que os primatas são uns dos poucos animais nos quais o ácido úrico é produto final do metabolismo da purina.
http://scienceblogs.com/moleculeoftheday/2006/11/uric_acid_purine_problems_1.php
Original (English) content from Molecule of the Day (http://scienceblogs.com/moleculeoftheday). Content translated with permission, but portuguese text not reviewed by the original author. Please do not distribute beyond this site without permission from both author and translator.