Prosopagnosia é uma desordem caracterizada pela dificuldade em reconhecer rostos.
No texto presente em
http://www.prosopagnosia.com/main/stones/ [atualizado: site inexistente]
o autor compara a dificuldade que um portador de prosopagnosia tem em reconhecer um rosto em uma multidão com a dificuldade que alguém teria em diferenciar uma pedra de outra.
Tente descrever a pedra acima. Difícil! Não parecem existir tantas particularidades que existem em um rosto humano.
Outra comparação possível é pensar se você conseguiria reconhecer uma pessoa sem ver o rosto.
Nosso cérebro possui estruturas dedicadas à identificação rápida de faces. Tanto que isso faz com que percebamos rostos onde eles na verdade não existem, como por exemplo, nestas crateras na superfície de Marte.
Um grill triste.
A identificação de padrões (não só de faces) onde eles não existem, é conhecida como pareidolia.
Em algumas situações eu tenho dificuldade em lembrar do rosto de alguém. Para contornar esse problema percebi (sozinho) que tenho mais facilidade quando tento lembrar como a pessoa é quando está sorrindo. O sorriso parece guardar mais particularidade de cada indivíduo, além de ser mais divertido. 🙂
gostei da ideia de lembrar dos sorrisos das pessoas, eu particularmente sofro do mesmo problema e por teste tentei lembrar de um rosto pelo sorriso, e deu certo! será que tem algum fundo nisso?
abraço!
Acredito que exista um fundamento nisso,pois a pessoa com prosopagnosia aprende a reconhecer as pessoas atraves do tipo de roupa,cor e corte de cabelo,se possui bigode ou não,por um sinal,e pq seria diferente com um sorriso?
O sorriso realmente é um ótimo jeito de reconhecimento de face.Não tenho a doença,sou estudante de psicologia e atualmente faço uma pesquisa sobre a prosopagnosia.
Tenho inúmeros problemas com a dificuldade de reconhecer fisionomias e nomes de pessoas. Acredito que a prosopagnosia deveria ser mais comentada junto ao grande público. Acredito que sejamos muitos.
Com relação ao sorriso lembro com facilidade das fisionomias de Hebe Camargo e Fafá de Belém pelas exuberantes gargalhadas.
Fiz o teste no
faceblind.org
me assustei, das 72 caretinhas…acertei só42!Estatísticamente falando são apenas 58% de acerto!
Não tenho a percepção de que tenho dificuldade em reconhecer rostos!Não sei se reconheço as pessoas por causa do cabelo, jeito de andar, voz, sorriso!Dificil!
por várias vezes passei vergonha, as pessoas me conhecem, mas eu não as conheço.Acho que este problema começou depois de adulta, não me lembro de tê-lo na infância ou adolescência, acho que tem piorado com o tempo.Portanto depois que vejo a pessoa cinco vezes ou mais, consigo me lembrar da fisionomia
Para mim esse é um grande mal.Passo vergonha o tempo todo.Cumprimento pessoas que não conheço achando que conheço ou o inverso.Já cheguei até a ficar com ummenino e depois passar direto sem cumprimentá-lo por não reconhecê-lo.E isso várias vezes!As vezes tenho que perguntar para quem está comigo: é fulano?é ciclano?No trabalho então, que sofrimento…já passei por lerda várias vezes, retardada, por conversar com uma pessoa e 2 minutos depois não reconhecê-la e perguntar: deseja alguma coisa?
q sofrimento!