Grupos protetores são comuns em síntese orgânica, e um que seguidamente é encontrado é o Boc, que é usado para proteger aminas:
Boc2O, ou “anidrino boc”, quando usado para proteger aminas, na subsequente desproteção ácida, teremos a amina, dóxido de carbono e terc-butil. Estes dois últimos sendo gases serão mais facilmente eliminados, o que é algo importante ao se inserir grupos protetores que devem ser posteriormente eliminados
O uso do Boc converte a amina em carbamida, que não reagirá com quase nada, permitindo assim reações em outras partes da molécula. Grupos protetores são teimosos e nem sempre fazem o que se deseja.
O anidrido boc tende a se decompor um pouco quando estocado e funde em temperatura ambiente, portanto mantenha estocado em geladeira. Ainda, o composto é vendido em frascos grandes e com espaço para o gás carbônico.
http://scienceblogs.com/moleculeoftheday/2007/01/boc_anhydride_amine_condoms.php
Original (English) content from Molecule of the Day (http://scienceblogs.com/moleculeoftheday). Content translated with permission, but portuguese text not reviewed by the original author. Please do not distribute beyond this site without permission from both author and translator.