No episódio de hoje os Mythbusters testaram a possibilidade de fazer um foguete à água para lançar um humano a uma altura e distância de alguns metros.
A idéia surgiu após a exibição de um vídeo na TV japonesa em que uma pessoa era arremessada longe por um foguete à água preso ao corpo.
Os resultados obtidos demonstraram que não era possível obter a mesma distância de arremesso conseguida pelos japoneses, mesmo utilizando uma quantidade maior de garrafas. Isso indica que o primeiro vídeo era falso.
Os foguetes movidos à água já são famosos e são divertidos de se montar.
Instruções para a montagem estão disponíveis no ´Feira de ciências´
http://www.feiradeciencias.com.br/sala08/08_29.asp
O recorde de altitude conseguido com um foguete à água foi de 623 metros na primeira tentativa e de 630 metros no segundo lançamento. O foguete foi construído pela USWaterRockets.
Vídeo registrando o lançamento.
Você está interessado em construir um desses foguetes e quer saber as regras da disputa pelo recorde? Tente entrar em contato com a ´Water Rocket Achievement World Record Association´
http://wra2.org/
Leia também
Vídeos de explosões de foguetes
A TV japonesa é famosa por exibir fraudes…
Se bem que da primeira vez que vi o vídeo do cara voando eu acreditei. Vendo agora de novo, realmente, parece pouco natural a forma como ele sai girando no ar. O giro é provavelmente provocado pelos foguetes de água, mas o que levanta ele deve ser um cabo.
No ano passado, eles mostraram um programa dizendo que soja fermentada (Natô) emagrecia. Por semanas todas as sojas fermentadas sumiram dos supermercados, todo mundo comprou. Aí revelaram que era tudo mentira, que o cientista americano exibido endossando a soja na verdade estava falando coisas totalmente diferentes. A suposta tradução do que ele dizia era inventada.