No texto anterior traduzi material de outro blog que comenta sobre o uso de tinta radioativa. Por mais absurdo que isso possa parecer esse tipo de tinta era utilizado para facilitar a visualização no escuro.
Uma das aplicações mais populares era para realçar os números e ponteiros de relógios de pulso.
O vídeo demonstra que ainda existe radioatividade nesses mostradores, mesmo após varios anos.
O contador Geiger vai ao nível máximo!
Ainda existem relógios que são fabricados com mostradores radioativos, mas os modelos atuais utilizam o trítio como elemento fornecedor de radiação.
O trítio não apresenta tantos riscos à saúde como o rádio, mas mesmo assim esse tipo de relógio é proibido em alguns países.
O site Time 4 Tritium comercializa alguns modelos nos EUA, mas a exportação é proibida por leis americanas.
Não é preciso ter preocupação com a saúde se você tem um relógio com mostrador que brilha no escuro, provavelmente é apenas algum composto fosforescente, sem nenhum perigo radioativo. A não ser que o modelo seja da década de 30!
Leia também
Radium Emanator
Olha, eu uso um destes no exato momento em que escrevo este comentário.
Nunca senti nada estranho em usar o mesmo, e três olhos ajudam muito a ver no escuro, vai por mim!
parabéns pelo blog!
muito bom!
a nanotecnologia pode acabar com a economia, pois se cada vez que a tecnologia fica mais barata ninguem vai gastar dinheiro com aparelhos eletronicos e as fabricas ficando cada vez mais baratas e completas ninguem vai mais precisar dos serviços um do outro.
nao ajudou em nada droga!!!!!
Bom dia, como faço pra comprar um desses,pode ser esportivo?
Esse tipo de relógio não é mais vendido oficialmente. Existem alguns modelos em alguns sites, mas não indico a compra por ser um produto relativamente perigoso (pela radiação).