Doe seu cérebro, ele pode ser importante para a pesquisa científica.
Aqui no blog já comentei sobre a ´Coleção de cérebros de cientistas russos´, que tinha como objetivo verificar quais características do cérebro poderiam representar a genialidade de um indivíduo.
Saindo um pouco desta questão de ´busca da origem da genialidade´ os atuais bancos de cérebro procuram entender melhor os mecanismos atuantes em doenças mentais severas.
Para alcançar este objetivo é necessário obter amostras de diversos cérebros, que podem elucidar, pela observação de informações neuroanatômicas e químicas, as diferenças existentes entre um cérebro normal e um acometido por alguma doença.
Uma das divulgadoras da campanha por doação de cérebros é a neurocientista Jill Bolte Taylor. No entanto, em 1996 a sua tarefa foi interrompida por um severo derrame que a deixou incapacitada por diversos anos.
Jill Taylor escreveu o livro A cientista que curou seu próprio cérebro, no qual narra o que sentiu no momento do derrame e como conseguiu gradualmente recuperar as funções cerebrais.
Parte da história de Jill e do Banco de Cérebros é também tema do interessante documentário ´Understanding: The Amazing Brain´, nele é possível ver a Jill construindo um dos seus vitrais em forma de cérebro.
Faça a sua doação:
http://www.brainbank.mclean.org/
Recebi o livro da Jill como cortesia da Editora Ediouro. Leia a resenha completa em
http://scienceblogs.com.br/massacritica/2008/09/resenha-cientista-que-curou-seu-proprio-cerebro/
Olá,
Procuro por informações sobre os procedimentos para doação de cérebro de paciente portador de Alzheimer.
Temos aqui uma pessoa com este diagnóstico que está em encerrando sua “caminhada” nesta vida, hospitalizada e cujos médicos prevêem o óbito para qualquer instante.
A família da paciente gostaria de doar o cérebro da mesma para pesquisas, mas estou tendo dificuldades em encontrar instituições que trabalhem nesta área, e que portanto, recebam este tipo de “material”.
Gostaria de saber se podes nos ajudar neste sentido, se tens informações que possam nos indicar os melhores caminhos, como devemos proceder, quem devemos procurar, … ????
Fico extremamente grata pela sua atenção,
Grande abraço!!!
“Coleção de cérebros de cientistas russos”. Nada foi dito, mas devem estar muito bem conservados. Em pura Vodka!