Pesquisadores da University of California, de Los Angeles, mostraram que é possível se conseguir emissão de Raiox-X simplesmente puxando um simples rolo de fita adesiva no vácuo. A emissão de Raios-X foi sufiente para conseguir obter uma imagem de um dedo registrada em um filme.
Os resultados deste estranho efeito foram publicados na última edição da revista Nature ( Nature 455, 1089–1092 (2008) ).
, , &Estes efeitos de mecanoluminescência intrigam até os especialistas na área. Não é esperado que um simples puxar de fita consiga essa concentração de energia e geração de pulsos de raios-x.
O fenômeno já foi descrito anteriormente, mas somente desta vez o registro do efeito foi realizado em um rolo de fita em uma câmara de vácuo. Os cientistas asseguram que a emissão só é eficaz quando a fita está em vácuo e que as pessoas não precisam ficar preocupadas com a possibilidade de obter raios-x no cotidiano do uso de uma fita.
Uma das possibilidades de uso do fenômeno é na produção de aparelhos médicos de baixo custo, usando fita adesiva, uma câmara com vácuo e força humana para puxar a fita.
No vídeo os pesquisadores demonstram como o experimento foi feito. O filme é o mesmo utilizado por dentistas.
Assista uma explicação completa em
http://www.nature.com/nature/videoarchive/x-rays/
Sensacional. Lembrou outro fenômeno que, contrário ás expectativas, produz raios-X:
http://news.bbc.co.uk/1/hi/sci/tech/2713891.stm
Seria curioso se os fenômenos estivessem relacionados.