Na casa de minha vó existia uma coleção completa da enciclopédia Conhecer, da Editora Abril. Eu adorava folear os volumes procurando aleatoriamente por algo interessante. Na época não conseguia perceber alguma ordem naqueles assuntos, mas parece que existia algum tipo de organização temática, mas não sei qual é.
A enciclopédia tinha aquele ar de ´ciência estranha´, com adoráveis esquemas explicativos. Alguns bem estranhos e chamativos, principalmente para uma criança.
Hoje, navegando pelo Flickr, encontrei por acaso uma dessas maravilhosas ilustrações.
Eu dediquei diversos minutos de minha vida para analisar a função de cada homenzinho dentro do corpo, e como cada um se relaciona com os outros na distribuição de tarefas. Realmente é algo fantástico para uma criança. Saudades.
Vendo o título em alemão dá para perceber que a Conhecer era adaptação de material de outra editora.
Olá,
Também cresci lendo a Enciclopédia Conhecer.
Minha mãe trabalhou como empregada doméstica na casa do irmão do dono da Abril Cultural, na qual era um dos diretores. Tive a felicidade de ganhar a coleção completa das mãos dele e a tenho até hoje.
Achei muito interessante a gravura alemã que voce encontrou. Ela ajudou-me, quando criança, a ter uma ótima noção do funcionamento do organismo humano. Lembro-me quando conversava com “meus amiguinhos” como eles ficavam surpresos de eu saber de tantas coisas (rss…)
Luiz Melo