Agora a viagem não foi para a França. 🙂
Na Lua de Mel viajamos para Salvador e Morro de São Paulo, em um pacote de 7 dias da CVC.
Algumas dicas…
Procure andar pelo Pelourinho somente com guias de turismo. Fomos alertados várias vezes para evitar de circular sozinhos pelas ruas, por causa do perigo de assalto. Além disso um guia ajuda muito para entender a história do local.
Faça o passeio que inclui a visita ao Projeto Tamar, o local vale uma visita.
Em Morro de São Paulo evite as pousadas que ficam na quarta praia. Elas estão longe da vila e você vai precisar de transporte toda a vez que sair do hotel. Isso dificulta muito a mobilidade e planejamento das visitas.
Em Morro também fica a dica de fazer o passeio de Boipeba e alugar o caiaque na terceira praia para ver os peixes de coral.
Evite o Catamarã para ir ou voltar de Morro, é comum muitas pessoas sofrerem com o enjôo na viagem. Ou então lembre de tomar algum medicamento contra enjôos.
Morro de São Paulo e Salvador
Variedades
fev 10, 2009
Morro de Sao Paulo, é o paraiso, mas o catamarã realmente pode ser um pouco complicado para quem não experiencia com mar.
Eu adoro este lugar, Morro é maravilhoso.
Morro de Sao Paulo é Lindo
Eu tambem Gosto, amo esse lugar click ai em cima onde esta escrito morro de sao paulo e obtenha mais informaçoes sobre a ilha maravilhosa!!!
MORRO DE SÃO PAULO
Localizado na Costa do Dendê no arquipélago de Tinharé ( Área de Preservação Ambiental – APA ), no município de Cairu – BA, a 54 km de Salvador. Morro de São Paulo está situado ao extremo norte da Ilha do mesmo nome do arquipélago que é formado por 26 ilhas, Tinharé, Boipeba, Cairu e mais 23 de pequeno porte; Morro de São Paulo é classificado como localidade que abriga uma das dez praias mais belas do Brasil.
São nove praias de rara beleza, dezenas de piscinas naturais e uma vegetação impar. Na chegada, uma exuberante paisagem se abre mostrando as ruínas da Fortaleza de Morro de São Paulo e o Portaló ( séc XVII ), portal de entrada. Ao final da ladeira se descortina outros monumentos, a Igreja N. Sra. da Luz e o Casarão da Praça ( séc. XVIII ). Mais adiante o visitante encontrará a Fonte do Imperador, sistema de abastecimento de água que no séc XVII era a mais avançada tecnologia européia. Atravessando a vila, o encontro com o estonteante mar azul emoldurado pela Mata Atlântica vai conduzir às praias ao sul do Morro de São Paulo.
O que já foi uma simples colônia de pescadores, atualmente é um lugar muito charmoso, onde se encontra excelentes hotéis e pousadas, lojas, agencias de viagens e passeios além sofisticados cafés e restaurantes para diversos gostos, cuja gastronomia preferencialmente é por frutos do mar, mais não deixando de apresentar outros serviços com, creperias, churrascarias, cantinas italiana, pizzarias, sushi, comida natural e vegetariana, lanchonetes e sorveterias. As barracas de praia fazem um serviço diferenciado servindo petiscos de diversos nariscos. A vida noturna não deixa nada a desejar, há festas, discotecas, luaus, ferinha de artesanatos, teatro e musica ao vivo na vila e na praia.
Depois do turismo, a pesca é a principal atividade econômica local, seguida pelos artesanatos de inúmeros produtos fornecidos pela “ mãe “ natureza, madeira, palhas, cocos, sementes além de outros.
Para quem deseja sossego e tranquilidade, Morro de São Paulo é o local perfeito, praias com águas mornas, calmas e cristalinas, areia branca, natureza preservada, vila bucólica de pescadores e um povo alegre e hospitaleiro. O lugar oferece diversos momentos de lazer e passeios, volta à ilha de barcos, mergulhos, caiaques, cavalgadas, charretes, trilhas, veículos 4 x 4, surf, vela, tiroleza, banana boat e muito mais; vôlei, frescobol, futebol, pesca amadora, esportes náuticos, etc.
O Morro de São Paulo é um dos poucos lugares se podem curtir o dia e a noite com a mesma intensidade. Visita a monumentos históricos, passeios e esportes. Uma boa opção de passeio é caminhar pelas praias em direção ao sul ou viabilizar um meio de transporte e por dentro da Ilha em meio a exuberante vegetação da Mata Atlântica, conhecer a Praia do Encanto. Nesta praia, não deixe de visitar o Alambique do Encanto localizado no Hotel Praia do Encanto.
O arquipélago de Tinharé abriga a maior reserva de Mata Atlântica da região, possui trilhas e mirantes que pasmam os visitantes, em Morro de São Paulo é o exemplo do Morro do Farol, da Toca do Morcego, do Forte, da Ilha da Saudade e outros pontos onde o por do sol e o nascer são inigualáveis e deixam os apaixonados num clima mais romântico.
Cosmopolita, rusticamente charmoso e repleto de belezas naturais, o Morro de São Paulo que mais se parece com uma pequena cidade ( peculiar e totalmente diferente do município a qual pertence, Cairú ) é destino obrigatório para quem deseja realizar a viagem dos sonhos e de pura diversão!
Morro de São Paulo foi descoberto para o turismo nos anos 80. Os primeiro a aqui chegar foram os hippies, que encontraram na Ilha um povo simples e hospitaleiro. Apesar de hoje ter se tornado um lugar mundialmente conhecido o Morro não perdeu seu encanto e as características de uma simples aldeia de pescadores. Quem conhece este paraíso sempre volta e quem não conhece um dia verá, pois cedo ou tarde as informações sobre este lugar especial vai conduzi-lo para essa aventura inesquecível.
Apesar do difícil acesso, o Morro, como é chamada na intimidade, enfeitiçar turistas do mundo inteiro através das suas belezas naturais.
Dos luxuosos e requintados resorts e hotéis aos simples e aconchegantes pousadas na beira da praia. Sem falar do camping e dos hostels para os mais aventureiros e descompromissados. Morro, como é carinhosamente chamada pelos moradores e visitantes fiéis, consegue agradar todos os gostos e culturas, pois é um lugar democrático e versátil. Reinventa-se a cada verão, a cada luar, a cada nascer e por do sol.
Com uma infinidade de locais onde ficar, o que fazer e onde comer, Morro de São Paulo adquire status de “férias dos sonhos”, pois agrega tranquilidade, beleza natural e bons serviços.
Em Morro de São Paulo, nada lembra a movimentação frenética das grandes e desenvolvidas cidades. Agito mesmo só nas praias, nas festas ao luar. Sempre com muita alegria, música, contato intenso com a fauna e a flora, arte, culinária de primeira qualidade e cultura. Caracterizando- a num clima bastante praieiro e brasileiro.
As praias são o bem maior de Morro, junto com a sua quase intocada Mata Atlântica. Suas riquezas são exuberantes e imponentes…tanto o mar azul e cristalino da primeira à quinta praia quanto a diversidade da sua flora e fauna. Bens que Morro e seus visitantes devem defender e preservar diariamente.
Apesar de serem cinco praias, quase todas elas são bem pequenas. Apenas a Quarta Praia é maior, com 4 quilômetros. A Primeira é reduto dos pescadores e surfistas, basicamente. É de onde pode fazer um passeio de banana boat ou mergulhar e apreciar os peixes e corais existentes ali. Há também algumas casas de veraneio e agências de turismo. A Segunda Praia é a praia mais famosa, onde se concentra o maior número de turistas, tanto de dia quanto à noite. Nela há barracas de praia, hotéis, pousadas, restaurantes, mini mercados, agência de turismo e boates. Ela é o point da galera jovem, que procura agito e azaração.
A Terceira Praia é colada com a segunda e tem uma pista de pouso e algumas pousadas. É dela que saem as lanchas para os passeios, que, geralmente, são diários no verão. A Quarta Praia é a maior e suas águas são tranquilas, formando piscinas naturais. É uma praia pouco freqüentada e é garantia de sossego. Há bons e luxuosos hotéis. A Quinta Praia, também chamada de Praia do Encanto, é praticamente deserta e possui apenas quatro opções de hospedagem. É uma praia muito requisitada por famílias e casais em lua-de-mel pela tranquilidade, privacidade e beleza que ela oferece.
Morro é um paraíso repleto de belezas e povo simples e hospitaleiro. Venha conhecer e se apaixonar por Morro de São Paulo. Você não vai resistir a este pedacinho de terra escondido no mapa da Bahia.