O History Channel apresentou durante essa semana um documentário sobre a vida de Einstein, com um foco especial na dificuldade que ele encontrou em confirmar experimentalmente as suas teorias.
A produção do programa era de boa qualidade, com recortes de entrevistas com diversos divulgadores da ciência, em um ritmo cadenciado e bem costurado de narração, com especial destaque para a presença de Neil deGrasse Tyson. Só perdendo um pouco de brilho com as inserções de fala do chato Michio Kaku.
Em 1911 Einstein teve a idéia de que poderia comprovar a sua teoria com a observação de um eclipse solar, no qual seria possível verificar a Teoria da Relatividade, provando que o Sol, uma estrela com grande massa, poderia causar um pequeno desvio na luz que passasse nas suas proximidades.O que é estranho neste documentário é que não houve nenhuma menção sobre os dados coletados na eclipse que ocorreu em Sobral, no Brasil em 29 de maio de 1919.
O que impressiona é a dificuldade que Einstein teve em encontrar astrônomos disponíveis para deslocar equipamentos até regiões onde ocorriam eclipses totais do Sol. Um dos motivos é que sem a comprovação experimental, o físico ainda não tinha a fama que tem hoje em dia, e boa parte de sua credibilidade ainda residia no campo da física teórica. Além disso, fica claro como o curso da história, com a Primeira e Segunda Guerras Mundiais, impuseram barreiras significativas para a comprovação das teorias, com diversos atrasos e revés de toda natureza.
Outro fato importante presente no documentário é a amizade que Einstein manteve com Fritz Haber.
Haber, durante a Primeira Guerra Mundial, revelou ser um defensor da produção de armas químicas, o que tornava a amizade um tanto conflituosa, já que Einstein optava por uma linha de pensamento muito mais pacifista.
É provável que a riqueza histórica e idéias polêmicas de Fritz Haber também poderiam render uma boa narrativa para um futuro documentário (se é que já não existe).
Não existe previsão de reprise para os próximos dias.
O History Channel também apresenta outros dois importantes documentários sobre o cientista:
Einstein – Equação de vida e morte
A sinfonia inacabada de Albert Einstein
Michio Kaku escreveu um dos melhores livros sobre a vida e a obra de Einstein, simples, objetivo e didático: O Cosmos de Einstein. Suas inserções neste vídeo são bastante pertinentes, não me parecendo nem um pouco chatas.
Que pena, perdi esse documentario. Vou tentar acha-lo via na net.
obrigado pelo dica.
Einsten literalmente e o pai da fisica e da ciências acho que tudo que nos sabemos da fi´sica e da ciências vem dele.esse jeito doidão e muito massa
Assisti esse Documentário e achei excelente.
Parabéns pelo blog.
Abraço
O documentario eh bom demais.
Nao conhecia seu site! parabens
Ja havia lido algumas vezes sobre um eclipse observado em Sobral no CE e que teria sido uma prova das idéias relativísticas de Einsten.
O Documentário sequer cita este fato e dá crédito às medições feitas em outro local.
Parece me uma falha grave(para não dizer outras coisas).
E eu que pensava que era o único a achar Michio kaku um chato! Não é tanto sobre as coisas que ele fala, mas sim sobre a maneira como ele fala. Há algum inerentemente irritante na voz dele que eu não consigo descrever. Sobre “O Cosmos de Einstein” ser um dos melhores livros sobre a vida de Einstein, isso simplesmente não é verdade. Há pelo menos uma meia dúzia de livros melhores nesse aspecto,
Uma coisa é escrever o melhor livro, outra é escrever um dos melhores livros. O interessante é você discordar usando a mesma estrutura: “Sobre “O Cosmos de Einstein” ser um dos melhores livros sobre a vida de Einstein, isso simplesmente não é verdade. Há pelo menos uma meia dúzia de livros melhores nesse aspecto”.
Concordo com o Dante, os comentários de Michio Kaku forma bem pertinentes e longe de serem chatos.
Pena que não de para baixar no pc.
POR QUE NÃO TER CITADO SOBRAL? Será que eles não nos levam a sério ao ponto de FAZER TAMANHA VISTA GROSSA? Meu Deus, isso para mim foi um absurdo! Toda bibliografia de Einstein aborda Sobral como o beço da confirmação da teoria de Albert Einstein.
Assisti esse documentário, muito bom
Beijos Ana
Voz do Michio Kaku irritante? É uma dublagem amigo, caso não tenha percebido. Muito infantil essa atitude de definir a pessoa como “chata”, desprezando o mais importante que é a pertinencia de seus comentários. f**a isso, perdi tantos bons professores em sala de aula porque uns lezados (e burroes) os achavam “chato”…
Não é a voz que é irritante. O Kaku adora falar das coisas mais absurdas possíveis só para ter atenção.
Excelente mais gostaria de saber como possa comprar os videos sobre astronomia da History meu e-mail piresarquiteto@hotmail.com
juro que não consigo entender o objetivo de um site como esse. procuro vídeos, como o documentário que ví no Canal Futura sobre os Grandes Cientístas.
acontece que ao clicar, só encontro links como este que não obtenho os vídeos e ainda por cima tenho que ficar lendo coisas que não sei porquê alguém se dedica a tal tarefa.
Se você souber o link para que eu obtenha esses vídeos, por favor me escreva, porque tá cheio de links que não levam a coisa alguma.
Ele é o rei.
O rei de todos. Einstein.
Abraço.
Elano Mendes Sobreira, vi esse documentário apenas hoje, dia 14/01/2011, e fiquei indignado como você. Tentei procurar imediatamente no google alguma mudança na descoberta, pois aprendi que a comprovação se deu por fotografias tiradas no céu do nosso Brasil, em Sobral, Ceará, não no norte da Austrália, porém, não há sequer menções sobre tal fato. O documentário é ótimo, porém no final foi um deslize total. O próprio programa relatou, a ignorância dos cientistas alemães por criar armas para a guerra e dos céticos para com Einstein só por ser cientista alemão, mas os produtores não deram o devido crédito aos “países subdesenvolvidos”, a descoberta teria que ser em um desenvolvido e eles maquiaram o final. Horroroso. Fiquei decepcionado com a History por divulgar algo assim.