O History Channel apresentou durante essa semana um documentário sobre a vida de Einstein, com um foco especial na dificuldade que ele encontrou em confirmar experimentalmente as suas teorias.
A produção do programa era de boa qualidade, com recortes de entrevistas com diversos divulgadores da ciência, em um ritmo cadenciado e bem costurado de narração, com especial destaque para a presença de Neil deGrasse Tyson. Só perdendo um pouco de brilho com as inserções de fala do chato Michio Kaku.
Em 1911 Einstein teve a idéia de que poderia comprovar a sua teoria com a observação de um eclipse solar, no qual seria possível verificar a Teoria da Relatividade, provando que o Sol, uma estrela com grande massa, poderia causar um pequeno desvio na luz que passasse nas suas proximidades.O que é estranho neste documentário é que não houve nenhuma menção sobre os dados coletados na eclipse que ocorreu em Sobral, no Brasil em 29 de maio de 1919.
O que impressiona é a dificuldade que Einstein teve em encontrar astrônomos disponíveis para deslocar equipamentos até regiões onde ocorriam eclipses totais do Sol. Um dos motivos é que sem a comprovação experimental, o físico ainda não tinha a fama que tem hoje em dia, e boa parte de sua credibilidade ainda residia no campo da física teórica. Além disso, fica claro como o curso da história, com a Primeira e Segunda Guerras Mundiais, impuseram barreiras significativas para a comprovação das teorias, com diversos atrasos e revés de toda natureza.
Outro fato importante presente no documentário é a amizade que Einstein manteve com Fritz Haber.
Haber, durante a Primeira Guerra Mundial, revelou ser um defensor da produção de armas químicas, o que tornava a amizade um tanto conflituosa, já que Einstein optava por uma linha de pensamento muito mais pacifista.
É provável que a riqueza histórica e idéias polêmicas de Fritz Haber também poderiam render uma boa narrativa para um futuro documentário (se é que já não existe).
Não existe previsão de reprise para os próximos dias.
O History Channel também apresenta outros dois importantes documentários sobre o cientista:
Einstein – Equação de vida e morte
A sinfonia inacabada de Albert Einstein