Se você segurar no alto um grão de areia, o pedaço de céu que ele cobrirá contém 10.000 galáxias.
Saiba mais sobre isso em
http://www.physics.org/
Será que é verdade?
O site nos informa que um grão de areia pode ser bem pequeno, mas o pedaço de céu que ele cobre quando você estende o braço, terá muitos anos-luz de diâmetro, devido às gigantescas distâncias na astronomia.E graças a observações realizadas com telescópios, como o Hubble, é possível estimar que existem mais de uma centena de bilhão de galáxias no Universo – e estas são só as que podemos ver. Então podemos estimar que existe uma gigantesca quantidade de galáxias naquela área coberta pelo grão de areia.
E cada galáxia pode conter algo entre 10 milhões até centenas de bilhões de estrelas.
A tradicional frase ´Existem mais estrelas no Universo do que grãos de areia em todas as praias da Terra´, dita por Carl Sagan, é de cálculo difícil, com conclusões imprecisas do tamanho dos grãos de areia, e da quantidade de areia em todas as praias do mundo. No final das contas talvez a frase faça sentido.
…
Ano 1896…
Um norte-americano ia dar o primeiro tiro no meio da mancha que se movia nos céus. Era um dos gigantescos bandos de pombos passageiros.
Dedo no gatilho e de repente ele se lembrou de uma história que o viajante do tempo lhe contara:
“O pombo-passageiro foi a ave mais abundante no planeta. Existiam mais de 5 bilhões nos campos dos Estados Unidos. Viviam em enormes bandos… Para que alguns dos gigantescos bandos atravessassem uma região, eram necessários vários dias…
Eles Pareciam infinitos… Mas foram mortos, pelos humanos, até o último indivíduo.”
O fazendeiro então se sentiu mal, teve consciência da extensão de suas ações e, lentamente, tirou o dedo de gatilho. Por um instante admirou aquela mancha escura movendo se no céu.
Mas, de repente, ele se lembrou de uma outra história que o viajante lhe contara. Era algo que o viajante do tempo ouvira de um tal de Glúon. Então, o americano olhou para a mancha escura formada pelo bando no céu e, pensando, estimou:
“Com certeza existem tantos mundos atrás daquele bando quantos pombos passageiros que já passaram pela terra. Bilhões e bilhões de mundos, e alguns desses mundos devem possuir pombos passageiros…”
Então, o homem não teve dúvida, olhou para o enorme bando, mirou no meio dele e puxou o gatilho. Depois disso, ele pensou:
“Que Deus abençoe o Apollo!”
Logo em seguida, muitos outros atiravam, o barulho era ensurdecedor e o cheiro de pólvora encheu o ar.
Os pássaros atingidos caíam em meio ao bando e a nuvem pontilhada no céu fazia evoluções como se contentes com aquele desfecho…
Linnos não entendeu a mensagem.
Alguém disse que por existirem bilhões de estrelas, podemos acabar com o que quer que existe em alguma delas? Ou em planetas nelas?
É dificil estudar astronomia no Brasil e principalmente a distancia, é lamentavel.
Tengo entendido que a estrela mais próxima de nos e Alpha Centauro, esta a modesta distancia de 4 anos luz, como é possivel; continuamos a destruir a nossa casa, o planeta Terra, como se ele fosce descartavel e pudescemos alcansar outro lugar para viver com facilidade,