BBC Horizon
Imagine acabar com a pobreza, o aquecimento global e mudar toda a economia do planeta! E tudo isto com apenas um experimento!
Tal experimento revolucionário é comprovação de uma fusão nuclear de longa duração, reprodutível, e em condições brandas – conhecida como fusão a frio.
O documentário Um experimento para salvar o mundo [An Experiment to Save the World] produzido pela BBC Horizon, percorre os avanços e desgraças nas carreiras de diversos cientistas que ultrapassaram a barreira desta pantanosa área da investigação científica.
O clássico exemplo de divulgação atrapalhada de um experimento em fusão a frio iniciou com os pesquisadores Fleischmann e Pons, em um anúncio precipitado da descoberta de um modo de gerar fusão em condições brandas. A imprensa adorou e em poucos dias a história estava em todos os jornais, com a promessa de que a barreira do futuro havia sido quebrada. Físicos e cientistas de todo mundo encararam com desconfiança, e correram para tentar repetir o experimento – sem sucesso. Tudo não passava de um engano nas medidas de quantidades de nêutrons gerados no experimento. Fleischmann e Pons seriam eternamente rotulados como os que cometeram o erro na fusão a frio.
E foi na medida de nêutrons que também morreu a esperança do pesquisador Rusi Taleyarkhan. Rusi tentou sua fusão utilizando sonoluminescência, na qual ocorrem emissões de pulsos luz por bolhas que implodem por estimulação sonora, em meio de acetona deuterada. O caminho trilhado não foi muito diferente de Fleischmann e Pons, talvez com menos barulho desta vez, mas igualmente sem sucesso até o momento. E o que é pior, com uma falha em frente às câmeras de uma repetição do experimento de Rusi, realizada por uma equipe de pesquisadores convidados pelo programa Horizon (BBC). Rusi não parecia estava nada feliz em ter sua imagem exposta a mais um fracasso.
Depois tantas carreiras postas em descrédito, a fusão a frio é vista como um campo obscuro da pesquisa, na qual só se aventuram os pesquisadores com coragem de dedicar uma vida a um experimento que pode nunca gerar bons resultados.
Todos sabem que o problema da fusão a frio é a forte pressão das petrolíferas que não querem perder seu monopólio no uso da energia mundial, uma pena que a ganância sobresalte a ciência 🙁
Não sabem nem o que é a função-neutron …se ao invés de tentar “obrigar” o autor da Lógica Espacial ‘adorar’ a nossa sinhóra apodrecida em pleno centro de pesquisa, tivessem a curiosidade de um cientista de querer saber o que é um avanço, hoje teríamos já feito formas e mais formas nucleares … mas enquanto escroques a mando de pastores ameaçarem estudiosos dentro das instituições científicas, só nadaremos nesse bueiro de sabedices covardes.
Olá, sou professor e pesquisador e estou fazendo uma pesquisa para compreender o uso e os pontos valorizados ou não de um livro didático de física de ensino médio, em busca de um ensino melhor e mais significativo para a sociedade.
Não é fácil fazer pesquisas amplas no Brasil, por isso se você for professor de física do ensino médio e quiser ajudar, suas respostas sinceras serão de enorme importância. Se puder enviar essa pesquisa para outros professores de física do ensino médio, será melhor ainda.
Link do questionário para o professor: bit.ly/pprof11
Há também uma versão parecida para os alunos, se você puder comentar dessa pesquisa com eles e incentivá-los a respondê-la, lhe serei muito grato.
Link do questionário para os alunos: bit.ly/alunos2011