A foto mostra cápsulas de aço inxidável contendo resíduo nuclear, em especial isótopos de césio e estrôncio, submersas em uma piscina em Hanford (EUA). São num total de 1936 destes containers.
Somandos, estes resíduos apresentem mais de 120 milhões de curies (Ci) de radioatividade. Um curie significam 3,7 x 10^10 desintegrações por segundo. Uma máquina de radioterapia pode ter aproximadamente 1000 Ci de radioisótopos como o césio-137 ou cobalto-60. Esta quantidade de material nuclear pode produzir efeitos graves para a saúde mesmo em poucos minutos de exposição.
O brilho azul é devido ao Efeito Cherenkov, que ocorre pela radiação eletromagnética emitida quando uma partícula carregada, liberando energia, se move mais rápido que a luz através de um meio transparente. Lembre que a velocidade da luz só é máxima no vácuo, em outros materiais a velocidade da lua pode ter um valor mais baixo.
A temperatura destas cápsulas é elevada e chega a atingir 165 oC. A piscina de água serve como um escudo contra a radiação, e um humano a poucos centímetros de uma destas poderia receber uma dose letal de radiação em apenas 10 segundos.
Veja a ocorrência desse fenômeno no momento do acionamento de um reator nuclear. Com direito a contagem regressiva.
Via Arikamusic