Não é muito fácil encontrar documentários disponíveis online de forma gratuita (sem pirataria) ou por assinatura. Portanto resolvi fazer uma coleção de algumas fontes destas raridades.
Mundo Fox
A Fox oferece alguns episódios completos de algumas séries do NatGeo. Por exemplo, ´A ciência das lutas´, ´Arquitetura Secular´, ´Mega Consertos´, etc.
http://www.mundofox.com.br/br/shows/natgeo
Porta-Aviões HMS Illustrious – Conexões da Engenharia
YouTube
O Youtube por vezes libera gratuitamente alguns vídeos completos de documentários autorizados pelos detentores dos direitos autorais.
Um exemplo é a série NOVA, do canal PBS, disponível em
http://www.youtube.com/show?p=rJP5gzeyV8g&s=35
Lord of the Ants, completo
Netflix
O tradicional serviço americano de streamming de vídeos já está disponível no Brasil.
Pelo site
https://signup.netflix.com/?locale=pt-BR
Por enquanto o acervo em português é um tanto limitado, mas prometem fazer uma adição constante de material.
No período de avaliação percebi que eles possuem diversos episódios da série ´O Universo´ do History Channel.
iTunes
Para os que possuem algum produto da Apple, a dica é buscar na loja do iTunes pela seção de documentários.
O acervo em português é pequeno e inclui títulos como por exemplo, ´Reino dos Felinos, Senna, ´Escolhido pelo povo´, ´Copa do Mundo Fifa 2006´, dentre outros.
TV Escola
O canal brasileiro possui em seu site uma videoteca na qual é possível garimpar algumas preciosidades, como a série Átomo (BBC), ´Eles Filmaram A Guerra Em Cores´, ´Racismo: Uma história´, etc.
http://tvescola.mec.gov.br/
PBS Video
O canal PBS oferece uma coleção de centenas de documentários completos em seu site.
http://video.pbs.org/
É preciso paciência para descobrir quais estão liberados para acessar fora dos Estados Unidos.
olha no youtube eles identificam muitos vídeos que os usuários colocam e então ao invés de retirarem, deixam para começar a lucrar com a propaganda do site, estão portanto “autorizados” pelos donos dos direitos que recebem pelo seus docs e pelo youtube, se não quiserem deletam. Por exemplo o Channel 4 faz isso com seus docs, os usuários que upam não ganham nada, compartilham por prazer e geram lucro pois divulgam os vídeos e mais gente ver a propaganda junto.. Toda grande empresa tem acesso ao sistema automático do youtube para reconhecer vídeos, então se 1 doc ta online no youtube é porque os donos dos direitos ou não ligam que fique lá ou já ta lucrando com propaganda…