Glúon/ blog

Óleos vegetais bromados (fazendo refri ficar mais parecido com suco)

Quando você adiciona o bromo em uma molécula que tem uma ligação dupla carbono-carbono, o bromo pode ser adicionado sobre a ligação dupla.

Os átomos de bromo são muito pesados – em torno de 80 vezes mais pesados do que átomo de hidrogênio, ou 7 vezes mais que átomo de carbono. A bromoação resulta normalmente em uma molécula que tem uma densidade maior do que a molécula original.

Óleo vegetal – que tem uma densidade em torno de 0,9 gramas por mililitro – podem ser feitos ser tão densos quanto a água (isto é, 1 grama por mililitro) pela adição da quantidade certa de bromos.

Óleo vegetal bromado pode resultar em uma emulsão com água com uma aparência opaca e agradável visualmente – e está presente em todos tipos de refrigerantes opacos e bebidas para esportes (isotônicos). E está tudo OK ingerir bromo? Quase todo mundo fica bem com as pequenas quantidades ingeridas ocasionalmente no refrigerante, mas definitivamente é possível ingerir além dos limites – a algum tempo, ocorreu o caso de uma pessoa que bebeu em torno de um galão (aprox. 4 itros) de refrigerante contendo óleo bromado. Acontece que ele teve uma intoxicação por bromo!

OBS: A indústria tem removido o uso de óleo bromado em seus produtos.

Via MoDD

Original (English) content from Molecule of the Day (http://scienceblogs.com/moleculeoftheday). Content translated with permission, but portuguese text not reviewed by the original author. Please do not distribute beyond this site without permission from both author and translator.

Sair da versão mobile