Até onde eu sei, a selenocisteína é a única razão pela qual você precisa de selênio em sua dieta (que você provavelmente já consegue o suficiente; pois a necessidade é extremamente baixa, <100 microgramas por dia). E é do mesmo grupo do oxigênio. Quando se desce no grupo (na tabela periódica) as coisas mudam de uma forma sutil. Enxofre é menos eletronegativo, maior, mais polarizável, mais nucleofílico, um oxigênio mais fedido. De forma muito semelhante o selênio é isso tudo, só que um pouco mais!
É sua nucleofilicidade que é tão importante; é encontrada no aminoácido selenocisteína - isto é, o análogo com selênio do aminoácido cisteína que contém enxofre (ou o oxigênio no aminoácido serina).
A selenocisteína tem uma função na tioredoxina redutase, a reação pela qual a curcumina tem suas aplicações quimioterápicas.
Original (English) content from Molecule of the Day (http://scienceblogs.com/moleculeoftheday). Content translated with permission, but portuguese text not reviewed by the original author. Please do not distribute beyond this site without permission from both author and translator.