No último ano [2007] estávamos preocupados com a contaminação por melamina em alimentos provenientes da China. Novamente, nesta semana [setembro de 2008], isto está ocorrendo – a melamina foi adicionada ao leite por vendedores inescrupulosos. A estratégia é que a melamina tem uma alta quantidade de nitrogênio e é barata. Uma forma fácil de testar o quanto de proteína existe em algo é pela testagem para o nitrogênio – então adicionando água ao leite e um pouco de melamina, os falsificadores podem passar o leite aguado como se estivesse puro.
A preocupação atingiu novamente os EUA e a OMS trabalhou em um kit para testes.
Existe uma boa chance que o teste envolva p ácido cianúrico, que forma um complexo insolúvel em água com a melamina, resultando em um aspecto nebuloso. Esta mesma interação foi a usada para testar a presença de ácido cianúrico em piscinas. O interessante é que isso parece ser parte do motivo da melanina ser tão tóxica. A melamina se hidroliza a cianurato, que leva a um complexo melamina-cianurato que precipita nos rins.
Original (English) content from Molecule of the Day (http://scienceblogs.com/moleculeoftheday). Content translated with permission, but portuguese text not reviewed by the original author. Please do not distribute beyond this site without permission from both author and translator.