Esqueça aquela música da Tetê Espíndola, Escrito Nas Estrelas, a música é um chicle miado de gato!
E sim, é possível achar um nome ou uma palavra ‘nas estrelas’.
O projeto de classificação de vários milhões galáxias realizado voluntariamente por meio do website GalaxyZoo (http://www.galaxyzoo.org/) acabou gerando uma ideia interessante.
Alguns dos voluntários do Galaxy Zoo perceberam que por acaso algumas das galáxias identificadas tinham um formato que lembrava muito uma letra do alfabeto. Então resolveram reunir as imagens em uma coleção e montar um sistema para criar uma espécie de fonte de caracteres que desse a possibilidade das pessoas escreverem palavras, nomes e frases com as imagens das galáxias!
Faça um teste com o seu nome pelo site
http://writing.galaxyzoo.org/
Veja como ficou escrito Brasil.
Tudo não passa de uma coincidência. É como olhar para uma nuvem e ver a forma de um animal. E em meio a milhões de imagens de galáxias, é provável que algumas lembrem o formato das letras do alfabeto. Este fenômeno de reconhecer formas e padrões onde eles não existem é conhecido como pareidolia.
Você também pode ser um voluntário e ajudar na classificação e identificação de informações científicas na base de dados do ‘Sloan Digital Sky Survey’. Basta acessar o website http://www.galaxyzoo.org/ , fazer um cadastro, passar por um pequeno treinamento online e então iniciar na contribuição para a ciência.
Para quem deseja contribuir com outros projetos voluntários pela internet basta acessar o website https://www.zooniverse.org/ e escolher entre algumas opção: investigações climáticas, identificar canto de baleias, catalogar animais registrados em câmeras automáticas no Serengeti, classificar diários dos soldados na Primeira Guerra Mundial, etc.