Título original: The Lost World of Communism – A Socialist Paradise
Ano 2009
BBC
A curiosidade que eu tinha sobre os comunismo no bloco liderado pela União Soviética acabou sendo diluída e esquecida no desenrolar aparentemente tranquilo da história. Raros documentários permitem resgatar um pouco dessa riqueza cultural.
A série ‘O mundo perdido do comunismo’ inicia com o episódio ‘Um paraíso socialista’, que concentra nos aspectos políticos e culturais do período socialista da Alemanha Oriental.
Cada um dos entrevistados consegue revelar um pouco de sua história pessoal e em como isso estava relacionado com o sistema político. Um deles lembra como percebia que a adoração à imagem de Stálin era muito semelhante ao regime Nazista, com a figura de Hitler no lugar. A promessa de futuro brilhante era a mesma e a opressão ao divergente era comum a ambos regimes.
O início da construção do muro de Berlim, em agosto de 1961, tornou claro que na verdades os alemães da parte Oriental eram como que prisioneiros de um paraíso. E não fugia a eles o paradoxo dessa restrição de liberdade. O único alívio era que o muro parecia amenizar um pouco o medo do início de uma Terceira Guerra Mundial.
Felizmente o episódio evita tratar o capitalismo como um sistema glorioso, maravilhoso e vencedor.