Como entender a Primeira Guerra Mundial?

Meu dilema começou quando tentei encontrar um bom livro para entender a Primeira Guerra Mundial. Eu não queria um livro didático tradicional, não estava interessado em algo resumido e também não desejava ler teses intermináveis.

A solução seria encontrar um livro de não-ficção escrito para leigos ou quase-leigos. Mas qual?
A variedade de livros não é tão grande se compararmos com a Segunda Guerra Mundial. E vários dos livros não estavam com uma avaliação muito boa na Amazon ou no Googdreads (rede social para amantes da leitura).

Acabei optando em ler primeiro o livro
Catástrofe 1914: A Europa Vai à Guerra
e não me arrependi! O livro é fantástico. Tanto que decidi ajudar na tradução para o português das legendas dos vídeos do canal Great War.
capa do livro com título e homens correndo armados

Ler um livro é uma boa forma de organizar todo o evento na cabeça, e usar como uma base para adicionar mais conhecimento. Por isso acho que a primeira obra lida sobre o assunto deve ser boa e bem fundamentada.

O canal Great War (Grande Guerra) ajuda também no acompanhamento histórico pois é organizado em termos cronológicos. E o desafio deles é publicar pelo menos um vídeo por semana acompanhando todos os eventos ocorridos durante os quatro anos da Primeira Guerra Mundial. O primeiro vídeo foi publicado em 28 de julho de 2014 e, se continuarem seguindo na missão, terminarão em novembro de 2018. Lembrando que além de seguir os eventos do calendário da guerra, eles costumam responder as perguntas dos fãs que os acompanham pelo Youtube, Facebook, Twitter ou Instagram.

Primeiro vídeo do canal:
A eclosão da Primeira Guerra Mundial – Como a Europa culminou na Grande Guerra – Semana 1
O vídeo possui legendas em português. Veja abaixo como ativar as legendas.

Veja como ativar as legendas no vídeo
tela com instruções de uso do youtube

 

Assista a segunda parte desta série (clique aqui).

5 comentários

  1. Gradius jan 30, 2016
    • luisbrudna fev 1, 2016
      • Gradius fev 8, 2016
        • luisbrudna fev 8, 2016
  2. Brenno Horta Bicalho jul 16, 2016

Escreva um comentário