Glúon/ blog

Europa Antes da Primeira Guerra Mundial

logotipo do canal discutido no texto
O canal Great War (Grande Guerra) segue a Primeira Guerra Mundial semana a semana, de 28 de julho de 1914 até 11 de novembro de 1918. A publicação dos vídeos no YouTube se iniciou em julho de 2014 e se estenderá até novembro de 2018 – seguindo a cronologia histórica dos eventos.

Além dessa cronologia os organizadores do canal oferecem extras, entrevistas e respondem dúvidas de interessados que acompanham essa empreitada de 4 anos repletos de histórias.

Logo no início eles publicaram uma série de três vídeos sobre o prelúdio da guerra.

_
Parte 1 de 3 – Europa Antes da Primeira Guerra Mundial: Alianças e Inimigos
Em 28 de junho de 1914 Franz Ferdinand, arquiduque do Império Austro-Húngaro foi assassinado; e este é considerado um dos estopins para a Primeira Guerra.
A 1a Guerra mudou o mapa da Europa, alterou o equilíbrio de forças políticas mundiais, impulsionou a tecnologia bélica e civil – causando aproximadamente 40 milhões de baixas (mortos ou feridos).
Porque iniciar a Primeira Guerra? Foi ‘só’ pela vingança da morte do arquiduque Franz Ferdinand?
Veja sobre isso no vídeo abaixo.
(vídeo com legendas em português)


Instruções para ativar a legenda em português.

_
Parte 2 de 3 – O barril de pólvora da Europa – Das angústias nos Balcãs à Primeira Guerra Mundial
Neste vídeo abordam como o ódio cultural e o nacionalismo febril culminaram no assassinato do arquiduque do Império Austro-Húngaro Franz Ferdinand durante uma visita à Sarajevo.
(vídeo com legendas em português)

_
Parte 3 de 3 – Um Tiro que Mudou o Mundo – O assassinato de Franz Ferdinand
Franz Ferdinand visitava Sarajevo onde era odiado por parte da população eslava, que consideravam o Império Austro-Húngaro um inimigo para a independência da região.
Uma série de erros na segurança do arquiduque Franz Ferdinand e até uma certa ‘sorte’ do assassino Gavrilo Princip, culminou na morte do arquiduque e sua esposa.
Veja os detalhes de como tudo isso aconteceu – no vídeo abaixo.
(vídeo com legendas em português)

 

Veja a próxima parte dessa série (clique aqui).

Sair da versão mobile