O níquel tetracarbonil, como muitos ´metais carbonil´, é um patinho feio. Muitos complexos de metal e monóxido de carbono não agem como um metal, e o Ni(CO)4 não é uma exceção. O níquel carbonil é um líquido, mais não um comum – ele entra em ebulição em 43 oC, ou um pouco acima da temperatura corporal.
O composto faz parte de várias reações, e simplesmente passando CO sobre níquel não puro é um método viável de purificação de níquel de uma mistura (terá como resultado um líquido ou um gás, dependendo da temperatura).
Infelizmente, a molécula libera CO rapidamente e pode afetar tanto a hemoglobina como citocromos. As chance são de que se você trabalha com o níquel tetracarbonil, o faz com quantidade muito maiores do que as quantidades enzimas essenciais que tem no organismo. Com frequencia isso resulta em problemas.
http://scienceblogs.com/moleculeoftheday/2007/01/nickel_carbonyl_liquid_suffoca.php
Original (English) content from Molecule of the Day (http://scienceblogs.com/moleculeoftheday). Content translated with permission, but portuguese text not reviewed by the original author. Please do not distribute beyond this site without permission from both author and translator.
Como comprar?