Cuidado! Sua mente pode estar infectada por ´idéias-vírus´ (vírus mentais)!
Quantas vezes você já não recebeu mails com a frase “envie este mail para X pessoas” ? Este é um bom exemplo de vírus mental, de uma idéia que pede para ser reproduzida.
Como estar livre de ser um reprodutor de idéias viróticas? Usando o senso crítico, examinando as informações de maneira criteriosa, inteligente e investigativa.
Boa parte dos vírus mentais é inofensiva, só irritando quem já não cai nas armadilhas viróticas (“Aaah não! Fulano enviou mais um daqueles mails de corrente da sorte!!”). 🙂 Mas em alguns casos danos podem ocorrer na multiplicação de uma idéia vírus, como por exemplo a mensagem virótica que pedia para você apagar um suposto arquivo infectado do Windows. Tudo não passava de enganação, de uma armadilha para os desavisados e sem senso crítico.
Artigos sobre memética da Susan Blackmore
http://www.susanblackmore.co.uk/memetics/articlesonmemes.htm
Idéias vírus
Ceticismo, Neurociências
nov 9, 2005
Oi Luis
Gostei desse post sobre “idéias-virus”. Já conhecia o trabalho da Blackmore, na linha da parapsicologia, mas não sabia que ela tinha escrito sobre “memes”.
Li um comentário seu em algum lugar dizendo que você tinha uma boa qualificação no ranking do google. Parabéns, porque falar de ciência, no Brasil, não é fácil.
Escrevi uns posts que acho que vc vai gostar de ler.
Um associando probloggers, memes e mais outras coisas, onde comento que a galera tá meio deslumbrada com essa coisa de escrever e ganhar “dinheiro” fácil. Cada um na sua, é claro, nada contra, mas tá faltando é assunto de qualidade…
http://novasinapse.wordpress.com/2007/01/26/a-saga-dos-probloggers/
O outro é sobre o trabalho científico-social que o Miguel Nicolelis, neurocientista, está provendo no Brasil.
http://novasinapse.wordpress.com/2007/01/28/cientista-brasileiro-da-licao-de-vida/
Se quiser, pode me passar dicas de como escrever sobre ciência 🙂
Falow
T+