É incrível que para quase todas as coisas que sentimos existe um nome ou algum tipo de descrição.
Achei na Wikipedia um artigo sobre o fenômeno Baader-Meinhof, que é aquela sensação de que ao aprender algo novo, o assunto é encontrado novamente, e repetidas vezes, logo após ter aprendido a novidade. Por exemplo, quando você finalmente aprende o significado da palavra serendipidade, alguns dias depois parece que você esbarra diversas vezes com a mesma palavra em outras situações. Ah… serendipidade é um neologismo que se refere às descobertas afortunadas feitas, aparentemente, por acaso.
O termo “fenômeno Baader-Meinhof ” foi cunhado por um leitor do jornal de Minessota St. Paul Pioneer Press. . O jornal possui uma coluna diária chamada “Bulletin Board”, para a qual os leitores, usando pseudônimos, enviam histórias para serem publicadas. O termo foi cunhado quando um leitor apresentou uma história por volta de 1986, sobre como ele ou ela primeiro ouviu sobre o grupo terrorista conhecido como o Baader-Meinhof Gang e, em seguida, ouviu falar dele novamente um pouco mais tarde a partir de uma fonte totalmente diferente.
Leitores de repente começaram a enviar suas próprias versões do fenômeno, que rapidamente veio a ser conhecido como fenômeno Baader-Meinhof .
De acordo com o renomado cientista social Brian Townsend, este “fenômeno” é apenas um resultado da nossa percepção limitada do nosso entorno.
Este fenômeno é muito semelhante com aquela situação de pensar em comprar algo e logo em seguida começar a perceber que várias pessoas tem a mesma coisa. Talvez eu poderia dar o nome de fenômeno Ford Ecosport preto. 🙂 No momento que você se decide pela compra do modelo, começa a ver dezenas de Ecosports pelas ruas.