A ponte pênsil com 1600 m Tacoma Narrows, em Tacoma, Washington, colapsou em 7 de novembro de 1940, alguns meses depois de ser inaugurada. O colapso ocorreu após um vento de 65 km/s fazê-la vibrar e entrar em ressonância.
Matérias sobre essa ponte são clássicas, há tempos que o que ocorreu é comentado e de vez em quando o vídeo resurge na TV ou internet, a “burrice” do engennheiro pode ser vista de cara, poucos pilares de sustentação, só 4(8 esq+dir) à sua extensão de 1,6Km, a Ponte Pensil aqui de São Vicente tem 2 para apenas 180 metros, além de fortes cabos de aço.
Informações + completas sobre a Ponte Pensil de SV em:
boa tarde.
Sou estudante de engenharia civil, e tenho um trabalho para apresentar no dia 18/10, na disciplina de “patologia das construçoes” onde estudamos as irregularidades e imperfeiçoes da construçao civil. ate mesmo as que entram em colapso.
acontece que o tema para o trabalho foi livre e me interecei pelo caso da ponte acima descrita. acontece que, consegui pouca coisa em relaçao ao assunto.
preciso de todas os informaçoes possiveis a respeito do assunto “o engenheiro, o arquiteto, o que aconteceu de verdade, culpa de quem, alguem foi punido, onde estao os responsaveis, oque disseram, morreram pessoas, quem, alguem importante, como poderia ser evitado.
Sei que sao muitas perguntas a responder, acontece que meu tempo esta acabando e preciso dessas informaçoes.
se voces puderem me ajudar, me mande qualquer informaçao.
Desde ja agradeço.
Rogerio dos Santos Ribeiro
Como em todas as grandes inovações, o desafio de encontrar um fenómeno inesperado acontece. Neste caso, o desafio foi conseguir descobrir as propriedades aerodinâmicas da ponte juntamente com o efeito do vento na estrutura.
Portanto, e para tal basta ouvir o documentário, NADA TEVE A VER COM A ESTUPIDEZ DO ENGENHEIRO, e, muito menos com o facto de SÓ TER 4 PILARES DE SUSTENTAÇÃO.
Aliás, nunca vi um comentário tão ridículo, pois nada tem a ver com isso! Quer exemplos? Akashi-Kaikyo Bridge (Japão) com 1991m; Great Belt Bridge (Dinamarca) com 1624m, ou; Runyang Bridge (China) com 1490m. [NOTA: TODOS COM 4 PILARES]
Bem, lamento tê-lo desmentido em público mas comentários como o seu não deveriam ficar expostos aos olhos de alunos ou interessados em engenharia ou arquitectura, que possam ser dúbiamente enganados pela sua falta de conhecimento.
A ponte de Tacoma Narrows nao entrou em colapso devido ao fato de entrar em ressonancia com a vibração do ar, e sim pq os cabos q a sustentavam em determinados momentos eram tracionados e em seguida destracionados, ou seja, o traçao dos cabos eram oscilantes… isso fez com q eles nao resistissem e rompessem abadando consequentemente a estrutura da ponte
Fala serio, o q fez com q os cabos em determinados momentos fossem tracionados e em seguida fossem destracionados, foi o fato da ponte ter comecado a vibrar, e pra ela comecar a vibrar foi preciso uma forca oscilante, q no caso foi o vento (ressonância)
Falta de rigidez torcional. Por isso ela não aguentou. Percebe-se que quando a ponte entra em ressonância, suas amplitudes não são na vertical, mas sim há torção.
Engenharia é isso, aprender com erros que muitas vezes causam desastres.
Independente da ponte ter um ou dois pilares, ou ateh mil. O caso é que a frequencia natural dela se igualou a frequencia do vento e ocorreu a ressonancia.
E inviavel calcular a ressonancia q a frequencia de um ponte, por isso o inevitavel ocorreu. Azar do engenheiro, que pode ter errado no numero de pilares e tal, mas o que aconteceu realmente ai foi um fenomeno da fisica..
Achei muito interessante, masfaltou contar as causas mas tudo ficou muito interessante,saber de coisas assim pode ser interessante parao publico.
Uma matéria muito bem públicada!
Coitado do Marco SC… afirmar que uma ponte é forte porque tem 2 pilares para 180m e outra é produto de uma “burrice” do engenheiro por ter apenas 8 pilarespara 1600… que bela comparação.
Com certeza ele é da opinião de que o melhor é superdimensionar as estruturas e gastar rios de dinheiro desnecessariamente do que fazer estruturas economicas e igualmente eficientes.
O que ocorreu foi uma infelicidade do engenheiro por não ter previsto uma maior resistência do tabuleiro à torção…
Comentários como o desse cara deveriam ser excluídos afim de não estimular esse tipo de pensamento nos leigos.
Para esclarecer: apenas quis dizer que o motivo da queda da ponte tacoma não foi em hipótese alguma falta de pilares. Mais pilares não implicam mais segurança. É um absurdo afirmar tal “burrice”!!!
Sr Marco, seu raciocínio já era ultrapassado na época de Cristo…
O que não foi falado aqui é que nos anos 40 não se conhecia o efeito aerodinâmico em construções deste tipo. E só foi iniciado o estudo a partir deste incidente. E se fizermos uma análise na automobilística, mais especificamente na maior categoria de competicão (F1), este fenômeno só começou a ser estudado no final dos anos 70!
Meu professor de Física Experimental Acústica e vibrações elásticas da UFMG disse que o colapso da ponte foi devido as trações oscilantes comentadas pelo JR e não por causa ressonância.
Eu acho um abisurdo, que uma ponte deste nível não ter estrutura suficiente, para suportar ventos como este, estas construções tem que ser bem planejadas. Deus ajuda que isto não aconteça outra vez. Mas quem sabe que isto tinha que aconteçer. Alias ninguem sabe dos mistérios de Deus não é mesmo ?
Não digam mal do que não sabem!!! os engenheiros do tempo sabiam tanto ou mais que nos!!! pensem é que o que para nos agora 70 anos depois e claro como a agua, na altura era tecnologia de ponta. não era qualquer um que fazia uma ponte dessa envergadura. Será que os engenheiros que estão aqui a dar palpites sobre o porque de ter caído alguma vês vão fazer alguma ponte? eu não sou engenheiro, mas que foi por causa do vento ate um padeiro sabe, basta pensar que quando o vento aumentou de intensidade ela caio. não foi ou será que estou enganado!!! mas que ricos engenheiros vocês me saíram, comentem algo de concreto e que tenha bons argumentos e bons pilares de sustentação como os da ponte que ainda la estão.
Matérias sobre essa ponte são clássicas, há tempos que o que ocorreu é comentado e de vez em quando o vídeo resurge na TV ou internet, a “burrice” do engennheiro pode ser vista de cara, poucos pilares de sustentação, só 4(8 esq+dir) à sua extensão de 1,6Km, a Ponte Pensil aqui de São Vicente tem 2 para apenas 180 metros, além de fortes cabos de aço.
Informações + completas sobre a Ponte Pensil de SV em:
Incrível, realmente…
boa tarde.
Sou estudante de engenharia civil, e tenho um trabalho para apresentar no dia 18/10, na disciplina de “patologia das construçoes” onde estudamos as irregularidades e imperfeiçoes da construçao civil. ate mesmo as que entram em colapso.
acontece que o tema para o trabalho foi livre e me interecei pelo caso da ponte acima descrita. acontece que, consegui pouca coisa em relaçao ao assunto.
preciso de todas os informaçoes possiveis a respeito do assunto “o engenheiro, o arquiteto, o que aconteceu de verdade, culpa de quem, alguem foi punido, onde estao os responsaveis, oque disseram, morreram pessoas, quem, alguem importante, como poderia ser evitado.
Sei que sao muitas perguntas a responder, acontece que meu tempo esta acabando e preciso dessas informaçoes.
se voces puderem me ajudar, me mande qualquer informaçao.
Desde ja agradeço.
Rogerio dos Santos Ribeiro
Resposta a Marco SC:
Como em todas as grandes inovações, o desafio de encontrar um fenómeno inesperado acontece. Neste caso, o desafio foi conseguir descobrir as propriedades aerodinâmicas da ponte juntamente com o efeito do vento na estrutura.
Portanto, e para tal basta ouvir o documentário, NADA TEVE A VER COM A ESTUPIDEZ DO ENGENHEIRO, e, muito menos com o facto de SÓ TER 4 PILARES DE SUSTENTAÇÃO.
Aliás, nunca vi um comentário tão ridículo, pois nada tem a ver com isso! Quer exemplos? Akashi-Kaikyo Bridge (Japão) com 1991m; Great Belt Bridge (Dinamarca) com 1624m, ou; Runyang Bridge (China) com 1490m. [NOTA: TODOS COM 4 PILARES]
Bem, lamento tê-lo desmentido em público mas comentários como o seu não deveriam ficar expostos aos olhos de alunos ou interessados em engenharia ou arquitectura, que possam ser dúbiamente enganados pela sua falta de conhecimento.
Cumprimentos,
Gaspar
A ponte de Tacoma Narrows nao entrou em colapso devido ao fato de entrar em ressonancia com a vibração do ar, e sim pq os cabos q a sustentavam em determinados momentos eram tracionados e em seguida destracionados, ou seja, o traçao dos cabos eram oscilantes… isso fez com q eles nao resistissem e rompessem abadando consequentemente a estrutura da ponte
Fala serio, o q fez com q os cabos em determinados momentos fossem tracionados e em seguida fossem destracionados, foi o fato da ponte ter comecado a vibrar, e pra ela comecar a vibrar foi preciso uma forca oscilante, q no caso foi o vento (ressonância)
Concordo com o Iran. O processo é puramente físico. Basta estudar um pouco de física para saber isto.
Ressonancia nada mais é que uma força externa impulsionar um sistema e este vibrar com a frequencia perto da frequencia natural da estrutura.
O vento pulsou em momentos certos para a frequencia aproximar bastante da frequencia natural e a amplitude aumentar desenfreadamente.
Sim os cabos tracionaram e destracionaram devido à vibração, nao há cabo que segure uma ressonancia desse tipo…
Estudo vibraçoes de sistemas mecânicos.
Falta de rigidez torcional. Por isso ela não aguentou. Percebe-se que quando a ponte entra em ressonância, suas amplitudes não são na vertical, mas sim há torção.
Engenharia é isso, aprender com erros que muitas vezes causam desastres.
Independente da ponte ter um ou dois pilares, ou ateh mil. O caso é que a frequencia natural dela se igualou a frequencia do vento e ocorreu a ressonancia.
E inviavel calcular a ressonancia q a frequencia de um ponte, por isso o inevitavel ocorreu. Azar do engenheiro, que pode ter errado no numero de pilares e tal, mas o que aconteceu realmente ai foi um fenomeno da fisica..
Achei muito interessante, masfaltou contar as causas mas tudo ficou muito interessante,saber de coisas assim pode ser interessante parao publico.
Uma matéria muito bem públicada!
caracassssssssss, faça certo da proxima vez para não acontecer isso,
Coitado do Marco SC… afirmar que uma ponte é forte porque tem 2 pilares para 180m e outra é produto de uma “burrice” do engenheiro por ter apenas 8 pilarespara 1600… que bela comparação.
Com certeza ele é da opinião de que o melhor é superdimensionar as estruturas e gastar rios de dinheiro desnecessariamente do que fazer estruturas economicas e igualmente eficientes.
O que ocorreu foi uma infelicidade do engenheiro por não ter previsto uma maior resistência do tabuleiro à torção…
Comentários como o desse cara deveriam ser excluídos afim de não estimular esse tipo de pensamento nos leigos.
Para esclarecer: apenas quis dizer que o motivo da queda da ponte tacoma não foi em hipótese alguma falta de pilares. Mais pilares não implicam mais segurança. É um absurdo afirmar tal “burrice”!!!
Sr Marco, seu raciocínio já era ultrapassado na época de Cristo…
O que não foi falado aqui é que nos anos 40 não se conhecia o efeito aerodinâmico em construções deste tipo. E só foi iniciado o estudo a partir deste incidente. E se fizermos uma análise na automobilística, mais especificamente na maior categoria de competicão (F1), este fenômeno só começou a ser estudado no final dos anos 70!
Meu Deus!!
Como podem deixar que leigos falem assim de engenharia!!
Estudem um pouco sobre o assunto, ao invés de perder tempo falando bobagens!…
Isso se chama “Efeito ponte viva……””
Meu professor de Física Experimental Acústica e vibrações elásticas da UFMG disse que o colapso da ponte foi devido as trações oscilantes comentadas pelo JR e não por causa ressonância.
Eu acho um abisurdo, que uma ponte deste nível não ter estrutura suficiente, para suportar ventos como este, estas construções tem que ser bem planejadas. Deus ajuda que isto não aconteça outra vez. Mas quem sabe que isto tinha que aconteçer. Alias ninguem sabe dos mistérios de Deus não é mesmo ?
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!! pirado…. adorei!!!!
Não digam mal do que não sabem!!! os engenheiros do tempo sabiam tanto ou mais que nos!!! pensem é que o que para nos agora 70 anos depois e claro como a agua, na altura era tecnologia de ponta. não era qualquer um que fazia uma ponte dessa envergadura. Será que os engenheiros que estão aqui a dar palpites sobre o porque de ter caído alguma vês vão fazer alguma ponte? eu não sou engenheiro, mas que foi por causa do vento ate um padeiro sabe, basta pensar que quando o vento aumentou de intensidade ela caio. não foi ou será que estou enganado!!! mas que ricos engenheiros vocês me saíram, comentem algo de concreto e que tenha bons argumentos e bons pilares de sustentação como os da ponte que ainda la estão.
Nicola Tesla tentou fabricar a máquina de terremoto. Baseado na frequência de cada imóvel ou objeto. Meados de 1910. Pesquisem.