Título original: Quand les oceans deviennent acides (em francês)
Ano 2014
Arte
Deixe um copo com água PURA sobre uma mesa por algumas horas e o pH (acidez) não será mais perfeitamente igual a 7 (pH neutro). Isso ocorre porque o CO2 presente na atmosfera lentamente passa a se dissolver naturalmente na água, formando ácido carbônico (H2CO3).
A acidificação das águas é um fenômeno que está ocorrendo em todo o planeta. Com o aumento gradual da quantidade de CO2 na atmosfera, ocorre uma diminuição do pH (aumento da acidez) das águas dos oceanos e rios.
No documentário ‘Quand les oceans deviennent acides‘ [Oceano ácido] o assunto é restrito aos efeitos do CO2 no oceano. Iniciando com o dilema dos produtores de ostras, que atualmente precisam corrigir o pH da água marinha de tanques de criação de larvas, para que elas desenvolvam todas as etapas da vida. A maior acidez da água torna mais difícil a construção de conchas dos organismos marinhos jovens.
Recifes de corais também são afetados, já que sua estrutura física depende da formação calcária. E equipes de pesquisadores vão até locais onde ocorre formação natural de bolhas de CO2 na água, provenientes de atividade vulcânica, para investigar como a mudança de acidez afeta os corais nestes locais. E a notícia não é boa! A maior quantidade de CO2 dissolvido na água diminui bastante a diversidade marinha, além de afetar até mesmo a percepção de peixes que vivem no local e que dependem da química da água marinha para perceber a presença de predadores.
O documentário é interessante nos primeiros 30 minutos, enquanto que o restante parece apenas uma repetição das informações já ditas.
Trailer