ITER é um projeto de tokamak (reator de fusão nuclear com aprisionamento magnético) internacional, que tem o objetivo de demonstrar a viabilidade técnica e científica da fusão nuclear para gerar energia. Os parceiros no projeto são a União Européia, Japão, China, Índia, Coréia do Sul, Rússia e EUA.
É importante salientar que o reator ITER é de fusão nuclear (e não de fissão). A produção contínua e eficiente de energia ainda não foi conseguida em nenhum protótipo de fusão nuclear, portanto este projeto é muito importante para investigar os limites e viabilidade desta tecnologia.
Os perigos de radiação em um reator de fusão são bem menores do que em um de fisão. Já que um dos resíduos de fusão é o trítio, que tem meia-vida de ‘apenas’ 12 anos.
A construção do ITER será na cidade de Cadarache, no sul da França. O início da operação do ITER está previsto para 2016. Todo o programa tem um prazo de 30 anos, 10 para construção e 20 anos de funcionamento; tudo isso a um custo de 10 bilhões de euros.
O dimensionamento foi feito para a produção de 500MW por até 500 segundos, o que é um avanço, pois um modelo mais antigo produzia 16MW por poucos segundos.
Construindo uma estrela
Explicações das motivações do projeto e princípios de funcionamento
para Mim a fusão nuclear é sem resutado, porquer produs muito calor e ainda ferve agua, sem contar que é dificio de controlar. Eu tenho um campo de investigação desde 1982 de um Reator auto sustentavel de ultima geração o “Adbs-1”. no ano 2000 testei o primeiro estagio, o resultado superou os cauculos.
O mini reator Adbs-1, tudo mostra ser a energia Universal
isso e sem noção pelo amor de Deus todo beneficios tras tragedia
Olá Sr Crislaine boa noite, todos benefícios trás tragedias, todos nós tem um ou mais objetivos, por pouco que pence, mas se os dirigentes da fusão nuclear, invés de gastar bilhões de EUROS para ferver água, onde que poderia Investir Fortemente -” arborizar e limpar os Rios, as Nascentes ou mesmo Facilitar o CILICIO para geração Solar e no aproveito dos Ventos ou mesmo investir na Agricultura que com 90 dias tem alimentos”.
Att: Antonio Andyrá, um abraço para todos e a todas